Mulheres que fizeram história na competição desportiva

Nos primeiros Jogos Olímpicos, na Grécia Antiga, era entregue ao vencedor uma coroa de louros. Com o tempo, este gesto transformou-se num símbolo de vitória e heroísmo, porém, durante muito tempo, somente os homens podiam competir por esta, enquanto que as mulheres nem podiam assistir aos Jogos.

Desde então, algumas mulheres não se conformaram com as restrições e proibições de praticar desporto e reivindicaram o seu lugar como desportistas altamente qualificadas. Não obstante, devemos reconhecer que ainda há muito a ser feito.

 

Charlotte Cooper

A tenista com origens britânicas marcou a história por ser a primeira mulher a ganhar um título olímpico nos Jogos de Paris, em 1900. Nunca chegou a receber a medalha de ouro que ganhara porque, na altura, era proibido às mulheres praticar e receber prémios desportivos.

Charlotte ganhou 5 vezes o torneio de Wimbledon, façanha que a fez ficar conhecida como a ‘Rainha de Wimbledon’. O seu último torneio foi aos 37 anos e, a contra todos os pronósticos, ganhou!

Kathrine Switzer

A primeira mulher a participar na Maratona de Boston, em 1967, numa época na qual só os homens podiam participar em competições de rua. Quando foi vista pelos guardas, tentaram impedi-la de continuar a correr, mas Kathrine foi mais rápida.

A atleta alemã participou em 35 maratonas e até escreveu um livro: Mulher Maratona, no qual conta a sua experiência na Maratona de Boston com o intuito de incentivar a outras mulheres a praticar desporto.

Billie Jean King

Considerada uma das melhores da história, a tenista norte-americana ganhou 12 Grand Slam individuais ao longo da sua carreira. Foi consagrada na década de 70, na “Batalha dos Sexos”, na qual competiu contra o ex-tenista e ex-vencedor do Wimbledon Bobby Riggs. O ex-campeão era conhecido por ser um grande fanfarrão, e assegurava conseguir ganhar a qualquer mulher facilmente, porém Billie Jean derrotou-o sem problemas.

Posteriormente, ajudou a criar a Women’s Tennis Associations e a World Team Tennis League.

Nadia Comaneci

A ginasta romena deixou todos de boca aberta ao conseguir 7 pontuações de nota 10 nos Jogos Olímpicos de Montreal de 76. Foi a atleta mais jovem do mundo a ganhar a Ordem Olímpica, prémio que conquistou duas vezes. Além disso, Nadia ostenta ainda 4 medalhas de ouro no Campeonato Mundial e 12 no Campeonato Europeu.

Florence Griffith

A atleta californiana ficou conhecida como “a filha do vento” após ganhar 2 medalhas de ouro e 1 de prata nos Jogos Olímpicos de Seul de 1988, e de bater os recordes dos 100 metros e dos 200 metros rasos, os quais continua a manter ainda hoje.

Apesar de nunca ter sido provado o uso de substância dopantes pela atleta, as suspeitas de uso de drogas para melhorar o seu rendimento, assim como a sua morte inusitada com apenas 38 anos, marcaram a sua trajetória desportiva.

Dawn Fraser

A nadadora australiana foi a primeira mulher a nadar os 100 livres em menos de um minuto em 1962.

Nas Olimpíadas de Tokio de 1964, Dawn foi proibida de voltar a competir durante 10 anos – sanção que foi imposta à atleta porque na última noite dos Jogos e em estado de embriaguez, tentou roubar a bandeira japonesa do Palácio Imperial.

Edurne Pasabán

A alpinista espanhola foi a primeira mulher do mundo a chegar ao topo de 14 montanhas de mais de 8 mil metros de altura. Começou em 2001, escalando o Everest, e terminou em 2010 quando escalou o Shisha Pangma, no Tíbet.

Patrícia ‘Tricha’ Penicheiro

A basquetebolista portuguesa que jogou durante 15 temporadas na WNBA. Tricha foi vencedora da Medalha Olímpica Nobre Gaudes em 1997. Terminou a sua carreira em 2012 e foi eleita uma das 20 melhores e mais influentes jogadoras dos primeiros 20 anos da Liga Feminina de Basquetebol dos Estados Unidos.

 

 

Aida Zimmer

Publicado a

Comentários fechados em Mulheres que fizeram história na competição desportiva