Manual de sobrevivência para época de exames

A época de exames e de avaliações do final do 1º semestre representa, sempre, uma fase de stress para os/as estudantes do ensino superior. Por muito que queiramos ou digamos que é desta que vou levar tudo direitinho, vou fazer os trabalhos com tempo e vou estudar com muita antecedência, isto raramente acontece, porque é fácil acumular, porque há trabalhos que nascem a cada aula, porque há uma vida para viver.

Vamos deixar-te 10 dicas para sobreviver a esta época de exames e avaliações e, não te esqueças, no próximo semestre é que vai ser!

1. Organiza o teu calendário de avaliações

Antes de mais, organiza os teus trabalhos/ exames por datas, por tipo de trabalho (individual ou grupo), por peso na avaliação e, por conseguinte, por complexidade.

2. Material necessário

Recolhe, atempadamente, o material que precisas para a Unidade Curricular – Tens bibliografia? Tens apontamentos? Recolheste toda a informação que está no Sigarra? Se respondeste sim a tudo, vamos para o próximo.

3. Local de estudo/ trabalho

Os tempos mudaram e, este ano, está mais difícil para quem gosta de estudar em grupo e tem muita dificuldade em estudar em casa. No entanto, mesmo em tempos de pandemia, podes sair (dentro dos horários possíveis) e ir para espaços que são potenciadores da concentração e do trabalho – estão lá todos para o mesmo.

Visita, no Pólo da Asprela, o E-learning, um espaço destinado aos estudantes da UP com acesso à EDUROAM, com mesas e computadores para utilização da comunidade. É um espaço que possibilita o trabalho individual, mas também em grupo.

No coração da cidade, tens a fantástica biblioteca Almeida Garret, está aberta de segunda a sábado, um espaço amplo, com muita luz natural e, acima de tudo, rodeado dos maravilhosos jardins do Palácio de Cristal. Em tempo de pandemia, poderás ter de fazer marcação para que fique registada a tua presença no espaço.

4. Relaxa, dorme e alimenta-te bem!

E simples, mas muitas vezes, cai no esquecimento. Precisas de descansar, precisas de estar bem nutrido, precisas de estar relaxado/a para que tudo corra bem, por isso, não caias no desespero da privação de sono, evita consumir álcool, não abuses na cafeína e faz exercício físico – uma caminhada por dia já ajuda.

5. Prioridades

Existem 2 épocas para fazeres exames – usufrui delas! Se te ajudar, “divide o mal pelas aldeias”, faz uma parte na época normal e outra na época de recurso. O risco é maior? Sim! Mas há mais probabilidades de ficar bem feito? Sim!

6. Desliga-te!

É o mais difícil a fazer, desligar de tudo aquilo que nos distrai, mas desliga-te das redes sociais, dos grupos do WhatsApp, do barulho de fundo da televisão, concentra-te no teu estudo.

7. Cuscar os anos anteriores

Vê exemplos de exames de anos anteriores, tenta fazer os exames de anos anteriores, até para fazeres um autodiagnóstico daquilo que sabes e daquilo que nem sequer sabias que existia.

8. Exame de consulta

Ainda há quem fique admirado por ter uma nota baixa no exame de consulta. Atenção, o exame de consulta não pressupõe que façam a primeira leitura da bibliografia durante o exame, vão ter mesmo de ler antes. Façam fichas de leitura para cada documento, uma espécie de síntese sobre o que trata cada um e, se ajudar, usem marcadores com cores, costumam ser bons auxiliadores de memória. Não se iludam como o “é de consulta”.

9. Horários

Desde que seja benéfico para cada um, estudem à hora que for mais conveniente e onde quiserem, desde que garantam a dica nº 4.

10. Pensem, se tudo correr bem, faltam 5 meses para a Queima das Fitas.

Bom trabalho colegas, até breve.

Marília Azevedo

Publicado a

Comentários fechados em Manual de sobrevivência para época de exames