Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #6 – Ana Correia

“Alumni a dar música” é uma rubrica musical em formato Podcast do Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio que traz todos os meses as escolhas musicais dos nossos Alumni. Na 6ª edição do “Alumni a dar música” temos a escolha musical da alumnus Ana Correia.

 

Ana Isabel Correia

Engenharia Informática (1999)

 

A eclética playlist de Ana Isabel Correia

“Nesta escolha musical decidi selecionar músicas (maioritariamente) em português que me foram marcando em cada etapa da minha vida, que me colocam um sorriso nos lábios e o canto na voz cada vez que as ouço. Foi um desafio muito interessante, mas muito difícil porque o leque é demasiado extenso.

A música na minha infância esteve sempre presente no gira-discos lá de casa com vinis e cassetes à minha disposição, nos desenhos animados (É tão bom – Amigos do Gaspar, Sérgio Godinho), nos festivais da canção (Conquistador, Da Vinci), nos bailaricos de verão na aldeia dos meus pais, no piano que aprendi a tocar (Minueto em Sol Maior – J. S. Bach) e no ballet que aprendi a dançar.

Enquanto jovem sempre fui mais dedicada à leitura do que à música, mas lia, estudava e adormecia a ouvi-la, essencialmente, na rádio. Talvez por isso nunca tive grandes paixões e o meu gosto é muito eclético. Tanto ouço fado como rock, música clássica ou pop e até mesmo música popular ou jazz.  Depende da hora, do momento e do estado de espírito.

Da memória musical desta etapa retenho:

o Restolho, Mafalda Veiga, pela letra que tanto me dizia e que continua sempre atual (a vida não é dia sim, dia não, é feita em cada entrega alucinada, para receber daquilo que aumenta o coração)

Bohemian Rapsody, Queen, música que me fascina pela complexidade de vozes e estilos, e que me atrevi a cantar em karaoke – e Dunas, G.N.R., que marca o primeiro concerto a que fui no Estádio das Antas.

Do meu percurso académico trago sempre muitas boas recordações.

Engenharia Informática foi a primeira escolha pelo potencial de ser um curso com futuro (não me enganei muito), apesar de ter sido um acaso (dos bons) para quem vinha de Quimicotecnia no liceu.

Ter frequentado a FEUP traçou-me o futuro. Para além de engenheira informática de profissão e para sempre tunafa de coração, a Faculdade de Engenharia trouxe-me amigos para a vida e foi lá que conheci o amor da minha vida. A “nossa” música tinha de ficar nesta seleção: Two of us, Supertramp.

Com a música sempre presente desde o primeiro dia na praxe, e ao longo do curso nos ensaios e nos palcos, com a TUNAFE, e nas tardes de estudo e noitadas com os amigos. Muitas hipóteses haveria para esta época, mas as músicas da TUNAFE tinham de fazer parte desta lista e não consegui escolher só uma:  Serenata ao Porto, TUNAFE que escrevi letra e música e Tudo isto é Tuna, TUNAFE que fui solista, tantas vezes cantadas e gravadas em CD.

No tempo de adulta que há em mim, a música está presente no dia-a-dia, no trabalho, no carro e em todo o lado. Cresci e percebi que na terra dos sonhos podes ser quem tu és, só Deus sabe o que virá, só Deus sabe o que será, não há outro que conhece tudo o que acontece em mim.  Amei perdidamente e casei, e sempre com a música no corpo porque dançar por gosto não cansa, não vou só, levo o meu bando de 3 filhos, família e amigos. A música nos vai juntando…

(Terra dos Sonhos, Jorge Palma / Eu sei, Sara Tavares / Perdidamente, Trovante / Asas Delta – Clã).”

 

PLAYLIST da Ana Isabel

  1. É tão bom – Amigos do Gaspar – Sérgio Godinho
  2. Conquistador – Da Vinci
  3. Minueto em Sol Maior – J. S. Bach
  4. Restolho – Mafalda Veiga
  5. Bohemian Rapsody – Queen
  6. Dunas – G.N.R
  7. Two of us – Supertramp
  8. Serenata ao Porto – TUNAFE
  9. Tudo isto é Tuna – TUNAFE
  10. Terra dos Sonhos – Jorge Palma
  11. Eu sei – Sara Tavares
  12. Perdidamente – Trovante
  13. Asas Delta – Clã

 

Gabinete Alumni da Talent Unit da FEUP em parceria com a Engenharia Rádio

 

Publicado a

Comentários fechados em Alumni a dar música – The FEUP Alumni Playlist #6 – Ana Correia