Escolheram Por Mim #11 – Cobranças

A todo instante nos é cobrada a perfeição estabelecida e delimitada pelo homem, mesmo sabendo de todas as imperfeições existentes em cada um de nós. Somos educados a agir de uma forma, por vezes a pensar de outra, a falsear nossos sentimentos a fim de não permitir que eles não nos “envergonhem”. Nos cobram coerência e coesão em um mundo que cada vez mais se encaminha para a incoesão e incoerência.

Por vezes as cobranças em princípio vêm de fora para dentro e se enraízam no nosso interior de tal forma, que se revestem com a nossa própria voz interna.

A grande questão é: Será que sabemos quando essas cobranças são de fato necessárias? Quando o efeito delas realmente é positivo? Quando são cobranças saudáveis e construtivas? Será que aprendemos a dizer não as cobranças descabidas e desnecessárias?

Precisamos sempre lembrar que determinadas cobranças tem o poder de gerar e ocupar a grande sala da nossa mente com pensamentos realmente desgastantes e que quando não sabemos se de fato a cobrança é boa para nós, isso pode nos causar grandes transtornos, como nos deixar ansiosos, impacientes, raivosos, com o sentido de incapacidade e tantos outros; e isso não é nada bom.

Existem cobranças que surgem ao longo das nossas vidas que não fazem sentido algum quando não adotamos posturas diferentes das habituais, como por exemplo cobrar de si notas mais altas e ao mesmo tempo passar o dia todo na cama, ou cobrar de si ser uma pessoa mais feliz, mas nem o espaço para experimentar novas coisas existe. Porém, já há outras que nos fazem crescer,  que nos fazem chegar a alcançar novos patamares em nossas vidas, como por exemplo, cobrar de si mais paciência, mais empatia, menos julgamento, mais resiliência, mais firmeza, mais determinação, menos preguiça, menos mentiras, menos intolerância, menos arrogância e diversas outras coisas.

As cobranças sempre existirão, mas precisamos ter a capacidade de olhar para elas e entender quais de fato são válidas, e quais delas no momento não fazem sentido algum ou nunca farão. Se cobrar é essencial para o crescimento pessoal, profissional, espiritual, mas em demasiado acaba por se tornar algo insuportável em nossas vidas e sobrecarrega a nossa mente com pensamentos que só servem para sugar as nossas energias e causar revolta.

Uma das coisas que percebi ao longo dos anos é que as cobranças por vezes se revestem com as vozes das pessoas que nos cobram dentro das nossas cabeças e acabam por se tornar parte das nossas vidas, e que podem acabar por se tornar os nossos piores pesadelos quando assim permitimos e não sabemos como lidar com elas.

Quando nos cobram beleza, sinceridade, firmeza, disciplina, leveza, as vozes dos nossos pensamentos passam a não ser mais a nossa, mas sim das pessoas que nos cobram tudo isso, quando a mesma (a cobrança) não partiu de nós. Até certo ponto se torna algo muito bom, pois alguns tipos de cobranças podem se tornar aprendizado, mas em outros momentos não, quando elas se tornam desmedidas, ou quando não cabem em nós ou em nossas vidas, quando a cobrança não é do outro para ajudar a si, mas sim do outro para ele mesmo verbalizado para você.

Por isso, se for para começar a cobrar algo…

Cobre de si ser uma pessoa melhor, para si e para os outros.

Cobre de si ser mais determinado, para ser mais realizado.

Cobre de si mais amor-próprio, para ser menos carente e se sentir menos abandonado.

Cobre de si mais força e coragem, para que na primeira queda você não venha a desistir de tudo.

Cobre de si mais leveza em sua vida, para que o peso das cobranças deste mundo não te afunde no mar de tantas realidades.

Cobre de si ser você e não os outros, pois já existem muitos outros neste mundo.

Setlist:

Fight Song– Rachel Platten

Stronger– Kelly Clarkson

Brave – Sara Bareilles

Shake It Off – Taylor Swift

Imagine –  John Lennon & The Plastic Ono Band

 

Publicado a

Comentários fechados em Escolheram Por Mim #11 – Cobranças