Covid-19 e a alimentação

Shots de imunidade, comer alho, consumir alimentos ricos vitamina C e beber água a cada 15 minutos para eliminar o vírus COVID-19. Familiarizado com estas dicas?

Hoje em dia vivemos no mundo da desinformação e, em momentos de pânico, como os que esta pandemia tende a gerar, há quem se torne mais suscetível a acreditar neste tipo de falácias. A nossa alimentação pode reforçar o nosso sistema imunitário? Hoje vimos pôr os “pontos nos is”.

Para isso, nada mais seguro do que suportarmos os nossos argumentos e esclarecermos as nossas dúvidas, em fontes de informação fidedignas e com evidência científica de base.

Nesse sentido, o site Nutrimento – blog oficial do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da DGS, publicou, recentemente, um artigo com a resposta à questão aqui em debate. A conclusão foi: “À luz da evidência atual a resposta é não”, reforçando ainda não existir “nenhum alimento específico ou suplemento alimentar que possa prevenir ou ajudar no tratamento da COVID-19”.

Então, qual é a solução? Relativamente ao sistema imunitário, não devemos focar a nossa atenção num alimento, vitamina ou mineral em específico. Devemos antes preocupar-nos em seguir as recomendações da Roda dos Alimentos, as quais nos permitem uma alimentação equilibrada e variada, com um aporte adequado dos nutrientes que necessitamos. No que diz respeito ao COVID-19, a melhor prevenção passa pelas boas práticas de higiene! Pode consultar  uma leitura mais aprofundada do artigo, aqui.

Por fim, gostaríamos apenas de frisar a importância do desenvolvimento do espírito crítico por parte do leitor, através de uma análise mais cuidada da informação com que é confrontado. Para facilitar esse processo, deixamos aqui um conjunto de etapas sugeridas pela IFLA (The International Federation of Library Associations and Institutions), que te poderão ser úteis:

 

Rita Pereira

 

Publicado a

Comentários fechados em Covid-19 e a alimentação