Portugal consegue 9 medalhas do Campeonato da Europa Holon – Ginástica Acrobática

Atletas portugueses de ginástica acrobática regressaram a casa após a conquista de 9 medalhas no Campeonato da Europa, realizado entre 30 de outubro e 3 de novembro, em Israel: 3 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze.

Ginastas Portugueses do Escalão Júnior e Escalão Sénior – créditos: Facebook Federação de Ginástica de Portugal

A Federação de Ginástica de Portugal fez-se representar por 25 ginastas nesta competição internacional realizada na Holon Toto Arena, que contou com a participação de 293 ginastas, 171 juniores e 122 seniores. Na vertente masculina deste torneio, o destaque vai para o quarteto português formado por Henrique Silva, Henrique Piqueiro, Frederico Silva e Miguel Silva, do Acro Clube da Maia, que brilhou em três categorias distintas. No exercício de equilíbrio alcançou a medalha de bronze e na competição “all-around” atingiu o segundo lugar do pódio. Além disso, no último dia de competição, esta quadra lusa conquistou a medalha de ouro no exercício dinâmico.

O par feminino constituído por Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira, igualmente atletas do Acro Clube da Maia, venceu duas medalhas de ouro, uma na componente de exercício dinâmico e outra em “all around”, as quais juntou à medalha de prata conquistada no exercício de equilíbrio.

Por sua vez, o grupo formado pelas ginastas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, que também representam o Acro Clube da Maia neste Campeonato da Europa em Halon, conquistou a medalha de prata no exercício de equilíbrio dos Campeonatos da Europa, repetindo o patamar já alcançado no exercício dinâmico e na competição ‘all-around’.

Desta forma, os três grupos terminaram a competição medalhados nas 3 finais. No fim de contas, no escalão sénior, um par feminino tornou-se bi-campeão e vice campeão da Europa, um trio sagrou-se vice-campeão da Europa por três ocasiões e uma quadra acabou como Campeã da Europa, vice campeã da Europa e medalha de bronze no mesmo campeonato.

Para o futuro destes atletas está marcada a presença nos Mundiais de Ginástica Acrobática que se realizam em 2020, na Suíça. Até ao final do ano, o mundo da ginástica vai centrar as atenções no Campeonato do Mundo de Trampolins, que se realiza em Tóquio, de 24 novembro a 02 de dezembro. Já em terras lusas, entre 22 e 26 de abril do próximo ano, Lisboa irá receber a sexta edição do LIAG-Lisbon Internacional Acrobatics Gymnastics, organizado pelo Ginásio Clube Português,

Delegação de Portugal:

Escalão Júnior
13-19 Par Feminino Beatriz Carneiro / Bruna Gonçalves (ACMAIA)
13-19 Par Feminino Beatriz Domingues / Leonor Cruz (GCP)
13-19 Grupo Feminino Mariana Rocha / Joana Rebelo / M.ª Leonor Mendes (GCP)
13-19 Grupo Feminino Filipa Henriques / M.ª Inês Gaspar / Liana Asseiceiro (GIMNOFRIELAS)
13-19 Par Misto Tomás Cardoso / Marta Oliveira (GCP)
13-19 Par Misto Diogo Ramos / Lara Silva (GIMNOFRIELAS)

Escalão Sénior
Par Misto Bruno Tavares / Carolina Dias (ACMAIA)
Par Feminino Rita Ferreira / Rita Teixeira (ACMAIA)
Trio Feminino Bárbara Sequeira / Francisca Maia / Francisca Sampaio Maia (ACMAIA)
Grupo Masculino Henrique Silva / Henrique Piqueiro / Frederico Silva / Miguel Silva (ACMAIA)

Chefe de Delegação: Álvaro Sousa
Juízes: Pedro Emídio e Ana Lopes
Treinadores: Ricardo Afonso, Ana Cardoso, Alda Silva, Mauro Policarpo, Ana Martins e Lourenço França
Fisioterapeuta: Diogo Moço

This slideshow requires JavaScript.

Fotografias: créditos Isabel Silva/UEG | Facebook Federação de Ginástica de Portugal

 

Diogo Metelo

Publicado a

Comentários fechados em Portugal consegue 9 medalhas do Campeonato da Europa Holon – Ginástica Acrobática