Busílis #32 – Episódio transmitido em código Morse (excepto na parte em que se escutam canções)

O Código Morse é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado de modo intermitente que fora desenvolvido em 1835 por Samuel Morse.

Com o desenvolvimento de tecnologias de comunicação mais avançadas, o uso do código Morse é agora um pouco obsoleto, embora ainda seja utlizado para fins específicos, incluindo rádio faróis, e por CW (continuous wave – onda contínua), operadores de radioamadorismo, etc.

Código Morse é o único modo de modulação feito para ser facilmente compreendido por humanos sem ajuda de um computador, tornando-o apropriado para enviar dados digitais em canais de voz.

O código Morse pode ser transmitido de muitas maneiras: originalmente como pulso elétrico através de uma rede telegráfica, mas também como tom de áudio, como um sinal de rádio com pulsos ou tons curtos e longos, ou como sinal mecanico ou visual (ex: sinal de luz) usando ferramentas como lâmpadas de Aldis e heliógrafos.

Porque o código Morse é transmitido usando apenas dois estados — ligado e desligado — é uma estranha forma de código digital.

O código Morse internacional é composto de seis elementos:

  • Sinal curto, ponto ou ‘dit’ (·)
  • Sinal longo, traço ou ‘dah’ (-)
  • Intervalo entre caracteres (entre pontos e traços)
  • Intervalo curto (entre letras)
  • Intervalo médio (entre palavras)
  • Intervalo longo (entre frases)

Fonte: Wikipedia

 

Nota do autor: Visto que o autor não estava com predisposição para falar a um microfone achou por bem utilizar outro meio para transmitir a sua mensagem. Surgiu-lhe a ideia do pombo correio, da carta e até do fax, mas achou por bem usar o Morse de forma a relembrar os velhos tempos da telefonia em onda curta.

Ainda que o Morse seja hoje em dia uma coisa do passado, serve como exemplo para mostrar de onde viemos e para onde vamos. É fácil apagar as pegadas. Porém, difícil é caminhar sem pisar o chão.

O autor despede-se agora, com amizade, e com os pés inchados de tanto que já caminhou.

 

 

(Para o caso do ouvinte não souber ler e interpretar código Morse, siga este link para traduzir o programa)

Publicado a

Comentários fechados em Busílis #32 – Episódio transmitido em código Morse (excepto na parte em que se escutam canções)