Vodafone Paredes de Coura 2019 – Festival Sobe à Vila

O festival Vodafone Paredes de Coura decorre entre os dias 14 e 17 de agosto de 2019, na praia fluvial do Taboão, Paredes de Coura. Como é habitual, a festa não dura apenas 4 dias, havendo um warm-up do festival nos dias anteriores, na vila. Já foi divulgada a programação que compõe o clássico “Festival Sobe à Vila”, entre os dias 10 e 13 de agosto.

Dia 10

O primeiro dia do Festival Sobe à Vila, ao contrário dos restantes, ocorre na Caixa de Música, um espaço privilegiado para a experimentação, ensaios, concertos e workshops, criado essencialmente para os jovens de Paredes de Coura.

A abrir o warm-up mais esperado do ano, Dream People, nova banda portuguesa, vinda de Lisboa, que flutua algures entre o dream pop e o post rock, apresenta-se pelas 22h30 no palco da Caixa de Música.

Os Cuckoo Let Us que se autodenominam como um “trio de compinchas viciados em biryani”, vêm de Lisboa para mostrar “aquele rock meio choninhas, meio sujo com intenções de vos levar ao espaço e voltar com os pés bem assentes”. É assim que a banda se descreve, o trio que, apesar de viver em Lisboa, dois dos membros são de Viana do Castelo. Apesar de terem ainda poucas músicas, a mais recente, Gautama”, foi produzida no programa “Bandas Residentes” na Escola do Rock Paredes de Coura, projeto do Município de Paredes de Coura, o que dá ainda mais sentido à sua presença no Festival Sobe à Vila.

Para encerrar a primeira noite e a Caixa de Música estarão presentes Wicked Youth, banda natural de Paredes de Coura.

Dia 11

A segunda noite do Festival Sobe à Vila ocorre já no palco Santa Casa Misericórdia, que se situa na rua principal da Vila onde, durante estas noites, mal se consegue passar de tamanha animação que se vive. A abrir o palco, os No!On dão a conhecer o novo single “Evil Fate”, tema de avanço do novo trabalho do grupo, que combina o punk noise com ska e glinch industrial. Nasceram em 2015 e resultam de visões e ambientes musicais da eletrónica, industrial e experimental.

Filipe Sambado inaugurou o seu percurso musical em 2012 com o lançamento do EP “Isto Não É Coisa Pra Voltar a Acontecer”. O seu mais recente trabalho “Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo” foi editado em abril de 2018. Aclamado pela crítica especializada e pelo público, foi considerado o melhor disco nacional do ano pela Antena 3, Radar, Vodafone FM, entre outras publicações, e nomeado para os Prémios SPA 2019 na categoria de Música – Melhor Trabalho de Música Popular. Agora vai tocá-lo no dia 11 de agosto, pelas 23h30, em Paredes de Coura.

A missão de terminar esta noite é incumbida a Blasfémia, que vêm de Barcelos para impedir que os festivaleiros voltem para as tendas de campismo e para fazer com que fiquem na rua pela noite dentro.

Dia 12

A abertura do palco Santa Casa Misericórdia no dia 12 de agosto está a cargo de Ângela Polícia, numa fusão de vários estilos musicais urbanos como hip-hop, dub ou punk. Aborda temas variados como consciencialização, injustiça, violência, depressão, união, rotina, boémia ou sobrevivência.

Os Salto dão continuação à noite, grupo natural do Porto que lançou em 2018 o seu mais recente álbum “Férias em Família”, cujo tema “Rio Seco” é descrito como “tudo o que define o nosso processo criativo”, segundo a banda, que afirma também ser a música que mais os emocionou. O grupo mostrou-se muito satisfeito quando anunciou nas redes sociais a sua presença no Festival Sobe à Vila, pelo que será certamente um concerto memorável.

Para terminar o terceiro dia pré-festival, Alexandre Souto pretende partilhar a sua relação com a música propondo, para além de um alinhamento musical, uma viagem sonora sem guião ou género definido, em que o estado de espiríto é o guia por vários universos musicais, com fortes raízes no jazz e no rock.

Dia 13

Flying cages são a primeira banda a subir ao palco no último dia das festas da vila, que antecede o início do tão esperado festival. Naturais de Coimbra, a banda de rock juntou-se em 2011, começaram a compor as próprias músicas e rapidamente conseguiram chegar aos grandes palcos nacionais, tendo sido o primeiro deles em 2013, no atual NOS Alive. Agora, em 2019, apresentam-se em Paredes de Coura, já com 2 álbuns lançados e com grande expectativa por parte dos fãs.

Esta noite imperdível segue com The Parkinsons, a banda de punk rock também original de Coimbra, formada em 2000 e com base em Londres, conhecida pelas suas chocantes atuações ao vivo. Estiveram parados durante vários anos, lançaram um álbum em 2012 e, mais recentemente, voltaram em 2018 com o álbum “The Shape Of Nothing To Come”que irão certamente apresentar no palco Santa Casa Misericórdia no dia 13 de agosto.

Por fim, SuM fecha o Festival Sobe à Vila, artista que apresenta uma sonoridade melodiosa da música Eletrónica, do House e do Tech House, com uma assinatura musical muito característica. Sobre a sua confirmação no festival, o artista deixa uma  mensagem especial nas redes sociais: “Festival Vodafone Paredes de Coura é natureza, música, sorrisos e amigos. É assim para mim desde o início, há muitos, muitos anos atrás. E é precisamente assim que vai ser este ano. Igual. É com um orgulho enorme que me junto à vila, a este cartaz, a este festival e a todos vocês. Dia 13 dançamos juntos”.

 

O festival Vodafone Paredes de Coura começa no dia 14 de agosto, onde estarão presentes nomes como The National, New Order e Father John Misty. Lê tudo sobre os cabeças de cartaz desta edição aqui.

Os bilhetes diários estão disponíveis nos locais habituais por 55€ e o passe geral por 94€ com campismo incluído.

Rita Moura

Publicado a

Comentários fechados em Vodafone Paredes de Coura 2019 – Festival Sobe à Vila