Resultados das Eleições Europeias

As eleições para o Parlamento Europeu decorreram no passado domingo, dia 26 de maio. O Partido Socialista venceu com 33,38% dos votos dos eleitores portugueses. O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) elege pela primeira vez um deputado para o hemiciclo europeu e Portugal elege 21 deputados.

Imagem: RTP

No passado dia 26 de maio decorreram as eleições para o Parlamento Europeu, onde os cidadãos da União Europeia decidiram quais os deputados nacionais que viajariam para para Bruxelas e Estrasburgo, para a legislatura europeia que durará 5 anos, até 2034.

Em Portugal ganhou o Partido Socialista, encabeçado pelo ex-ministro Pedro Marques, com 33,38% dos votos, e elege assim 9 deputados. Seguiu-se o PSD (Partido Social Democrata), com 21,94%, que elege assim 6 deputados. Bloco de Esquerda e a CDU, coligação que junta o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes”, elegeram 2 deputados cada, com 9,82% e 6,88% das preferências de voto respetivamente. O CDS-PP elegeu 1 deputado, com 6,19% dos votos. O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) elege pela primeira vez um deputado para o Parlamento Europeu, e teve 5,08% dos votos.

Estes são os deputados portugueses eleitos:

PS: Pedro Marques, ex-ministro do Planeamento e Infraestruturas; Maria Manuel Leitão Marques, ex-ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Pedro Silva Pereira, ex-ministro da Presidência; Margarida Marques, ex-chefe da delegação da Comissão Europeia em Portugal e ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus; André Bradford, representante dos Açores no Comité das Regiões da União Europeia; Sara Cerdas, médica; Carlos Zorrinho, ex-secretário de Estado Adjunto da Administração Interna e da Energia e da Inovação, que já era deputado europeu; Isabel Santos, deputada à Assembleia da República e vice-presidente da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação Europeia; Manuel Pizarro, ex-deputado e secretário de Estado da Saúde.

PSD: Paulo Rangel, vice-presidente do Partido Popular Europeu e do Grupo Parlamentar do PPE; Lídia Pereira, presidente da Juventude do PPE; José Manuel Fernandes, coordenador do PPE para a Comissão dos Orçamentos; Graça Carvalho, ex-ministra da Ciência e do Ensino Superior, que já tinha sido deputada europeia; Álvaro Amaro, ex-presidente das Câmaras Municipais de Gouveia e Guarda; Cláudia Monteiro de Aguiar, membro da Comissão dos Transportes e do Turismo, que também já era deputada europeia.

BE: Marisa Matias, que foi coordenadora da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários e integra a Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia; José Gusmão, ex-deputado à Assembleia da República e que foi assistente de Marisa Matias no Parlamento Europeu.

CDU: João Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Lisboa e coordenador para o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde; Sandra Pereira, investigadora na Universidade de Lisboa.

CDS-PP: Nuno Melo, que foi vice-presidente da Assembleia da República e já era deputado europeu.

PAN: Francisco Guerreiro, assessor parlamentar do PAN e que foi candidato às Câmaras de Coimbra e Cascais.

Francisco Centeno

 

Publicado a

Comentários fechados em Resultados das Eleições Europeias