Elemento Eletrónico #15 – Wavemob

Chegou a 15ª edição do Elemento Eletrónico. Para esta ocasião muito especial, abro alas para não um único artista, como é costume, mas sim para uma coletiva de artistas que tem vindo a revolucionar a eletrónica independente.

O género foi abençoado, inicialmente pelo enigmático Klimeks, com o nome de wave, no início da década de 2010. O produtor londrino que, desde então, veio a contribuir para projetos de BonesA$AP RockyWiley, e outros, juntou forças com outros produtores independentes do Soundcloud que partilhavam a sua visão, e formou a coletiva Wavemob. É considerado por muitos como o primeiro a dar a esta comunidade online um nome e direção.

Descrito por Kareful como “a mais recente progressão do dubstep”, a dita wave music, ou música wave, é uma fusão de hip-hop com grime, garage, jungle, trance e techno, e além. “Sintetizadores gelados e emotivos perfuram o ar”, conta a MixMag, sempre sobre as baixas frequências de um reese bass, ou talvez de um baixo 808, tocando melodias pesarosas que evocam a contemplação.

As influências são claras, óbvias. A ligação à cultura online de arte e vaporwave também é evidente. Pode parecer difícil imaginar como seria uma mistura de todos estes elementos. Mas a música wave fá-lo, e consegue reter a sua identidade à parte de todos estes outros elementos, criando um espaço sónico verdadeiramente novo.

No início eram poucos os nomes associados a esta subcultura. Surgiu primeiramente no Reino Unido, em Londres, com KlimeksKareful, e Skit. Mas rapidamente explodiu em presença internacional. Produtores de todo o mundo viram a emergência deste novo estilo no meio da década e não demorou muito para começarem a contribuir com as suas perspetivas. Nomes como Øfdream, na França, Deadcrow, na Holanda, e até em Portugal, com o lisboeta palma, são apenas alguns dos muitos artistas que partilham esta visão e ajudaram a movê-la na direção onde se encontra agora.

35 músicas, quase 1 hora e 30 de conteúdo: nem isso chega para mostrar todo o leque artístico que se encontrará numa exploração dos bairros de wave do Soundcloud. Mesmo assim, espero deixar-vos com um bom sabor nos ouvidos. Até a próxima. 💫

Setlist:

Klimeks – Translucent
Klimeks – Vision Field
Skit & Klimeks – Azimuth
Five Suns – Twin Crystals
Sorsari – Differences
Deadcrow
– Rained All Day
Skit – West London Empath
Kareful – Ultra Violet
NYQUILL – I Didn’t Need You
NYQUILL – feel your love
Skit – Yasiin
Øfdream – Indicate
Sorsari – Dyne
Kavern – Silver
Kavern – Flamberge
CVRL & nvrmore – Twin Peaks
Outsidr – Succubus
Monomi – Mora
YUMEFOREVER – Growing Pains (Happy)
MYSTXRIVL & ENJOII – PURE WHITE
Deadcrow – Adrift
Klimeks – Transcend
Kareful & Deadcrow – Night Skies
Foxwedding – the killing of a giant
Foxwedding – Ghost Lite
MYSTXRIVL – Over You
Skit – Fractal Tears
Trash Lord – October
Kareful – Emerald Halls
Kareful & rare – Calling
nvrmore – Wasting Time
palma & Open Ocean – Verge
Whispa – INSOMNIA
Whispa – W e s t L o n d o n
haven – love2 💕

Publicado a

Comentários fechados em Elemento Eletrónico #15 – Wavemob