Serralves em Festa 2019

A Fundação Serralves volta a abrir portas para a 16ª edição do Serralves em Festa. De 31 de maio a 2 de junho podes contar com mais de cinquenta horas de música, naquele que é o maior evento de cultura contemporânea em Portugal.

A organização do evento promete “celebrar Serralves como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura, incorporando ainda o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem” através de centenas de atividades a decorrer nos diversos espaços da fundação.

Com uma programação bastante diversificada e multidisciplinar, o evento conta, a nível musical, com nomes para todos os gostos, desde Yan Jun, músico experimental chinês, que utiliza os movimentos do corpo para modular o feedback eletrónico, ao som do jazz-rock progressivo/neopsicadélico dos noruegueses Elephant9, passando pelos britânicos Ex Easter Island Dead ou pelos somalis Dur Dur Band, entre muitos outros.

Nas artes performativas, surge, como um dos grandes destaques, a reconstrução das obras Mirror Piece I&II. “Mirror Piece”, apresentada pela primeira vez em 1970, consagrou Joan Jonas como figura central da performance. Nunca antes documentada em filme, a sua reconstrução baseia-se em apontamentos e fotografias, partindo do sentimento da peça original.

Outros eventos a não perder são o espetáculo de funambolismo, “Chas du Violin”, da companhia de circo francesa, Les Colporteurs, e o espetáculo “Velho é o vosso preconceito”, projeto do Grupo de Teatro da Universidade do Autodidacta e Terceira Idade do Porto. Este reúne pessoas dos 17 ao 90 anos e promete quebrar a barreira do preconceito com a idade.

Ao longo das cinquenta horas estarão ainda disponíveis várias oficinas, de diferentes áreas e para todas as idades. Para os mais pequenos, “Creactivity” ou “Talheres Dançantes”. Para os mais crescidos, “Viajar. Fotografar. Divertir. Respeitar”, três instalações fotográficas envoltas em gelo que vai derretendo ao longo do festival, com o objetivo de alertar para a responsabilidade humana relativamente ao aquecimento global do planeta.

Durante o evento, terás ainda a oportunidade de conhecer os espaços da fundação, através de uma visita ao anoitecer, de visitas orientadas ao parque de Serralves, espaços arquitetónicos e exposições ou de conhecer os “Segredos e lendas de Serralves”, numa visita destinada às famílias.

Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas aqui.

O bom tempo previsto para o fim de semana e a fabulosa programação transdisciplinar são motivos mais que suficientes para te fazer sair de casa e (re)descobrir Serralves numa maratona cultural.

Miguel Pereira

Publicado a

Comentários fechados em Serralves em Festa 2019