FEUP: Mestrados Integrados deixam de existir dentro de 2 anos

Alteração na lei dita o fim dos Mestrados Integrados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e obriga à maior reformulação dos planos de estudo desde o processo de Bolonha. Duas sessões decorrem esta segunda-feira na FEUP para esclarecer as empresas e os estudantes acerca das mudanças que vão acontecer já no ano letivo 2021/2022.

Ser estudante na FEUP vai passar a ser diferente a partir do ano letivo 2021/2022. Os atuais Mestrados Integrados, de cinco anos, vão ser substituidos por novos ciclos de estudo compostos por Licenciatura (três anos) e Mestrado (dois anos). Esta, que será a maior mudança curricular na FEUP desde o processo de Bolonha, está em fase de discussão interna.

Será necessário concluir por completo a Licenciatura para a candidatura a Mestrado ser possível? O valor da Propina vai aumentar? Existem condições preferenciais para os estudantes de Licenciatura da FEUP aquando da candidatura a Mestrado na mesma instituição? Poderei exercer a profissão de Engenheiro com a Licenciatura? Quais as alterações que a divisão do ciclo de estudos implica na minha candidatura a programas de mobilidade como Erasmus?

Estas são algumas dúvidas levantadas pelos estudantes e que podem ser respondidas na sessão de esclarecimento que vai existir esta segunda-feira, 13 de maio, pelas 21h no Auditório da FEUP. Esta sessão foi pedida pelos estudantes na última Assembleia Geral da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), face às dúvidas que este processo levanta para os atuais e futuros estudantes da FEUP.

Confere o programa:

21:00 – Intervenção do Presidente da AEFEUP – Diogo Pimenta

21:10 – Intervenção do Diretor da FEUP – Prof. João Falcão e Cunha

21:20 – Apresentação da proposta de reformulação dos atuais Mestrados Integrados – Prof. Francisco Vasques

21:40 – Intervenção do Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FEUP – Prof. António Augusto de Sousa

21:50 – Intervenção do Presidente da OERN – Engº Joaquim Poças Martins

22:00 – Início da Sessão de Esclarecimentos com questões do público

A estrutura dos novos cursos pode ser consultada aqui.

Esta sessão será precedida de uma outra sessão de esclarecimento, também esta segunda-feira, 13 de maio, às 16:30 no Auditório da FEUP, vocacionada para as empresas e associações empresariais e aberta ao público em geral.

 

Filipe Teixeira

Foto: Filipe Correia

Publicado a

Comentários fechados em FEUP: Mestrados Integrados deixam de existir dentro de 2 anos