Onda de assaltos leva a um reforço do patrulhamento no pólo da Asprela

A onda de assaltos nas imediações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) tem vindo a alarmar os estudantes nos últimas semanas, movendo associações de estudantes e a PSP no sentido de se reforçar o patrulhamento policial da zona. Dois jovens, de 22 e 24 anos, foram detidos em flagrante delito por uma patrulha da PSP, esta terça-feira, enquanto encaminhavam, sob ameaça de arma branca, um jovem para uma caixa multibanco. Segundo a PSP, espera-se uma diminuição do número de queixas.

Foto: Tiago Pereira

A Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) emitiu um comunicado na rede social Facebook, referindo que estão a ser tomadas todas as medidas no sentido de melhorar a segurança dos estudantes e que todas as situações consideradas graves devem ser “reportadas às entidades competentes e/ou AEFEUP”. A entidade refere ainda manter “contacto permanente com o chefe da esquadra Bom Pastor” que já garantiu “o reforço de patrulhamento policial nas imediações”. Segundo a mensagem deixada aos estudantes, foi também “feito um pedido para uma reunião de carácter urgente, e em conjunto com as restantes Associações de Estudantes do Pólo da Asprela, com o objetivo de reforçar a nossa preocupação numa solução rápida e eficaz”.

As notícias que circulavam sobre os casos de assalto nas imediações da faculdade levaram inclusive a um manifesto por parte da direção da FEUP. Através de uma mensagem dirigida a toda a comunidade, a mesma, sugere algumas recomendações e refere medidas de segurança a adotar nos próximos tempos, indicadas pela PSP. Questões inerentes aos assaltos e à insegurança sentida por parte dos estudantes na zona da Faculdade de Engenharia/Hospital de São João continuam a ser reportadas num grupo de Facebook.

Fonte da PSP referiu à Engenharia Rádio que “houve um pico de queixas nos últimos tempos com tendência para diminuir, dado que acreditam que o assunto esteja controlado”.

Ainda assim, sempre que for necessário, o contacto deve ser estabelecido com a entidade de segurança pública para que medidas de atuação sejam tomadas e deves procurar respeitar as normas de segurança indicadas pela PSP:

  • Em locais ermos e/ou com fraca iluminação, evita caminhar sozinho e isolado, pois tornas-te um alvo fácil;
  • Evita andar com objetos de valor à mostra;
  • Nunca deixes objetos de valor visíveis dentro da tua viatura;
  • Preferencialmente, estaciona a tua viatura no parque da FEUP. Aí tens Segurança Privada;
  • Ao regressares ao teu veículo, presta a máxima atenção a tudo o que te rodeia. Se observares pessoas ou viaturas suspeitas, não te dirijas para elas, mas sim para um local seguro e, de imediato, liga 112.
  • Ao estacionares o veículo tem em atenção o referido no ponto anterior, tentando ainda, sempre que possível, evitar estacionar em locais ermos e/ou com fraca iluminação.

 

Em caso de seres vítima de roubo, liga 112 ou para a Esquadra da PSP do “Bom Pastor” e, na medida do possível, memoriza todas as características fisionómicas dos suspeitos, o tipo de roupa que vestem, as meios utilizados, as pronúncias, os sotaques, as viaturas em que seguiam, etc. Os suspeitos nunca devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais.

A Engenharia Rádio vai continuar a acompanhar este assunto. (notícia em atualização)

 

Beatriz Araújo e Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em Onda de assaltos leva a um reforço do patrulhamento no pólo da Asprela