O Mundo do Ballet por Edgar Degas

Inaugurada no passado dia 11 de Abril e a decorrer até dia 30 de Maio, todos os dias, das 10:00h às 24:00h, nas Praças Centrais do Centro Comercial Norteshopping, a exposição “Edgar Degas. No Mundo do Ballet. Com a Participação especial de Paula Rego e Helena de Medeiros.” permite-nos entrar, de forma gratuita, no fantástico mundo de Edgar Degas.

Nesta exposição, inédita em Portugal, inspirada na obra “Degas. Danse Dessin” do filósofo e escritor Paul Valéry que, segundo comunicação oficial do evento, escreveu como ninguém a relação do pintor com o seu processo criativo, poderão ser admiradas 26 gravuras originais do pintor francês Edgar Degas (1834-1917).
Degas, é considerado um dos  principais nomes do Impressionismo e reconhecido pela sua mestria em captar a beleza dos movimentos, tendo preferido sempre às paisagens tão características desse movimento artístico temas como corridas de cavalos, peças de teatro e, principalmente, o ballet, que se viria a revelar uma das suas imagens de marca.

Para além das obras de Degas, e naquela que pretende ser uma ligação entre o passado e o presente, poderemos também encontrar, no mesmo espaço, quatro obras de Paula Rego, reproduções fotográficas inspiradas em cinco obras do francês onde a bailarina Carlota Rodrigues dá vida às gravuras, assim como seis figurinos e uma pintura de Helena de Medeiros.

A exposição contempla ainda workshops de introdução à dança, a pensar nos mais novos, orientadas pela Escola Domus Dança (EDD), que decorrerão nos dias 27 de Abril e 11 de Maio pelas 15:00h (dos 5 aos 7 anos) e pelas 16:00h (dos 8 aos 10 anos). No dia 26 de Maio pelas 17h00h poderás assistir ainda a um espetáculo de pré-encerramento,  com excertos dos bailados “Paquita” e “Bolero”, com a participação especial de Francisco Loureiro, da Companhia Nacional de Bailado, um dos melhores jovens bailarinos a nível mundial.

Se és um amante de arte ou procuras uma tarde bem passada a admirar as obras de artistas tão consagrados, este é, certamente, um evento único e gratuito que não vais querer perder.

Para mais informações podes consultar aqui.

 

Miguel Pereira

Publicado a

Comentários fechados em O Mundo do Ballet por Edgar Degas