PortOuvido #40

Começamos com o ballet, deslizamos por Cedofeita em direção à Rua dos Bragas para descobrir o passado do Early Café. Depois disso, e antes de ir “vergar a mola”, fomos à Boleia pelas ruas do Porto, para saber o que acham os portuenses do dia da mulher e do feminismo.

 

É no Conservatório de Dança e Música do Porto que damos início ao nosso bailado. Há oferta variada e para todos os gostos mas fomos parar ao Ballet. Entre sons distintos e movimentos suaves, estivemos à conversa com Jacinta Estima, a professora que treina os bailarinos e os prepara para as competições. Porque o Ballet é mais do que uma atividade lúdica, contamos-te os detalhes, no “Fora de Jogo” desta semana.

Percorremos a confusão e azáfama de Cedofeita, para chegar à Rua dos Bragas. É lá que encontramos o nosso próximo destino. O Early Café é um espaço renovado pela mão dos irmãos Emanuel e Patrícia de Sousa, que nutrem uma grande paixão pelo bairro de Cedofeita. O espaço nem sempre foi o que é agora. “Antigamente Aqui”, estava uma das mais antigas e icónicas livrarias do Porto – a Livraria Contraste. Ficaste curioso?

Já lá vai o 8 de março e já acabaram as marchas. Mesmo assim, há sempre tempo para andar “À Boleia” pelas ruas da Invicta, para saber o que acham os portuenses da importância do Dia da Mulher e do feminismo, na sociedade, atualmente.

Quase a chegar ao final, não podíamos deixar de testar os conhecimentos das gentes do Porto sobre as expressões típicas da cidade. O desafio desta semana é a expressão “vergar a mola”. Não sabes o que é? O “Portuquês” desta semana explica-te!

 

Por: Pedro Matias, Bruna Neto, Cláudia Freitas, Sara Passeira, Cindy Tomé, Sara Amorim, Carina Lopes, Mariana Marques, Salomé Santos, Inês Pereira, Rita Jordão, Francisca Figueiras Carqueja, Filipa Miranda, Rute Cardoso, Tiago Serra Cunha, Ana Rita Graça, Amanda Ribeiro, Jessica Roque, João Couraceiro, Marta Monteirinho, Giulia Pedrosa, Rafaela Lobo

Publicado a

Comentários fechados em PortOuvido #40