ECA2019: o 1º Encontro de Ciberjornalismo Académico

É já esta sexta-feira, 22 de março, que decorre o 1º Encontro de Ciberjornalismo Académico (ECA2019) no Polo de Ciências da Comunicação, no Porto. Uma iniciativa conjunta do Observatório do Ciberjornalismo e do JornalismoPortoNet (JPN), no dia em que este jornal, um dos projetos de ciberjornalismo académico mais antigos do país, celebra 15 anos de existência. A participação é gratuita.

 

Esta sexta-feira, dia 22 de março, o Jornalismo Académico tem motivos para celebrar a dobrar. No dia em que o JPN completa 15 anos de existência, este jornal traz ao polo da Praça do Coronel Pacheco o 1º Encontro de Ciberjornalismo Académico. O evento, que promete ser um local de discussão e reflexão acerca do jornalismo online feito nas academias portuguesas, vai também reunir, pela primeira vez, a equipa de fundadores do JPN.

“Losing Innocence and Finding Justice in the Age of the Internet”, uma investigação jornalística na área da Justiça na era da Internet, será o tema de abertura do encontro, a cargo da jornalista norte-americana Anne Driscoll, da Brandeis University.

O programa continua com Pedro Jerónimo, que vai explorar a relação do ciberjornalismo académico com o jornalismo de proximidade. A experiência que estes órgãos proporcionam aos estudantes e o que pode ser feito para a melhorar vai estar em discussão com a ajuda de  jornalistas profissionais com passagem por diferentes cibermeios académicos e outros que se mantêm ligados a projetos informativos desenvolvidos em universidades e politécnicos.

O REC-Repórteres em Construção, um projeto saído do 4º Congresso dos Jornalistas que envolve, atualmente, uma centena de pessoas, entre estudantes, professores e jornalistas está também em destaque. O evento termina com o debate “15 anos de JPN”, moderado por Ana Isabel Reis, com a participação da equipa fundadora deste jornal, que idealizou e concretizou este projeto.

O evento, co-organizado pelo ObCiber e JPN, tem o apoio da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a American Corners Portugal, o CIC.Digital – Porto e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.

Programa:

  • 09h30 – Abertura
  • 10h00 – Conferência de abertura: “Losing Innocence and Finding Justice in the Age of the Internet”, Anne Driscoll (Schuster Institute for Investigative Journalism, Brandeis University, EUA)
  • 11h00 – Conferência: “Ciberjornalismo académico e na proximidade: Dos media regionais às universidades e politécnicos e vice-versa”, Pedro Jerónimo (Universidade da Beira Interior / CECS)
  • 11h30 – Debate: “Como melhorar o ciberjornalismo académico feito em Portugal?”. Moderação: Filipa Silva
    • Margarida David Cardoso (ex-JUP e JPN)
    • Rui Barros (Renascença e ex-ComUM)
    • Teresa Abecasis (Público e REC)
    • Pedro Dinis Silva (A Cabra)
    • Rafael Mangana (Urbi et Orbi)
  • 13h00 – Almoço
  • 14h30 – Repórteres em Construção: Uma redação virtual para alunos, professores e jornalistas
  • 15h00 – Debate “15 anos de JPN: Assim nasce um ciberjornal”, com a equipa fundadora. Moderação: Ana Isabel Reis
  • 16h00 – Encerramento

 

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em ECA2019: o 1º Encontro de Ciberjornalismo Académico