108 anos de Universidade do Porto

A Universidade do Porto (U.Porto) comemora hoje, 22 de março, o seu 108º aniversário. As celebrações, que começaram no dia 20 de março, culminam na Sessão Solene do Dia da Universidade, que contará com a presença do Presidente da Repúbica, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia vai decorrer no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto após o tradicional Cortejo Académico. Vai contar com as intervenções do Presidente do Conselho Geral da U.Porto, Artur Santos Silva, do Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, Miguel Cadilhe, do representante dos Estudantes da U.Porto, Marcos Teixeira, e do representante dos Trabalhadores da U.Porto, Carlos Oliveira.

Margarida Cantarelli, Presidente da Academia Pernambucana de Letras, é a oradora convidada da Sessão Solene, que vai também ser palco do reconhecimento público do mérito daqueles que mais se distinguiram ao serviço da Universidade no ano transato.

Neste dia de festa, não poderia deixar de ser reconhecido publicamente o mérito daqueles que mais se distinguiram ao serviço da Universidade do Porto durante o último ano. Este ano, 26 estudantes vão ser distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa, para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania, e com o Prémio Incentivo, para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade. O Prémio de Excelência Pedagógica, destinado aos docentes com o melhor projeto de inovação e qualidade pedagógica do ano e o Prémio de Excelência na Investigação Científica,que distingue o percurso científico de um investigador ou docente da Universidade, vão também ser parte da celebração. A U.Porto vai também prestar homenagem aos professores jubilados ou reformados que se destacaram por altos serviços à instituição e que, por isso, vão continuar a colaborar com a Universidade.

A sessão termina com o discurso do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O programa completo pode ser encontrado aqui. A Sessão Solene do Dia da Universidade vai ser transmitida em direto e na íntegra no canal de YouTube da U.Porto.

Parabéns Universidade do Porto!

 

 

Foto: U.Porto

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em 108 anos de Universidade do Porto