PortOuvido #38

O PortOuvido desta semana leva-te numa viagem pelos sons da Invicta. Com o sol à espreita, fomos conhecer uma equipa de ginástica, explorar um antigo mercado e ainda quisemos saber se os portuenses conhecem bem as suas expressões tão características.

No “Fora de Jogo”, fomos conhecer a equipa de ginástica artística do Sport Clube do Porto. O clube, que treina na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tem mais de duas centenas de atletas. A professora Alda Côrte-Real garante que este não é um desporto só para mulheres… muito pelo contrário.
Passamos pelo Hard Club, que nem sempre foi uma sala de espetáculos. O espaço mudou-se para as antigas instalações de um mercado histórico na cidade em 2010, depois de nove anos noutro lado da margem do Rio Douro. Contamos-te esta história em mais um “Antigamente Aqui”.
33 anos depois do nascimento do primeiro bebé-proveta português, fomos “À Boleia” para as ruas da cidade. Quisemos saber se os portuenses conhecem as técnicas de procriação medicamente assistida e explicamos-te como tudo funciona.
Antes de terminar a viagem, voltamos a sair à rua para lançar o habitual desafio aos que passam pela cidade: conhecerão bem as expressões típicas do Porto? O “Portuquês” desta semana quis saber se a expressão “Doi-me o garfeiro todo” faz parte do vocabulário dos portuenses.

 

Por Tiago Serra Cunha, Pedro Matias, Sofia Frias, Marta Matias, Soraia Amaral, Rita Jordão, Filipa Miranda, Rute Cardoso, Francisca Carqueja, João Couraceiro, Rafaela Lobo, Marta Monteirinho, Giulia Pedrosa, Carina Lopes, Salomé Santos, Maria Vilela, Inês Pereira, Mariana Cardoso, Sara Amorim, Sara Passeira, Cindy Tomé

Publicado a

Comentários fechados em PortOuvido #38