Dia Mundial da Rádio: A Rádio como uma ferramenta de mudança

Se um dia te pedissem para descrever o que é a Rádio, o que dirias? Entre tantas formas de expressão da humanidade, a Rádio tornou-se um símbolo direto de superação, persistência e inovação, ao conseguir passar por tempos bons e maus sem se deixar abalar pelas dificuldades de cada momento. Hoje, 13 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial da Rádio com uma emissão especial em direto a partir do nosso estúdio, subjacente ao tema “Diálogo, tolerância e paz”.

A Rádio em Portugal, mesmo nos chamados “anos de ouro” (1930 a 1950), foi bastante censurada. Porém, no meio do caos gerado pela censura, a Rádio conseguiu evidenciar o seu poder como ferramenta de união ao ser utilizada como instrumento para a revolução que instaurou a democracia em Portugal. Em 1974 foi utilizada para a divulgação de senhas e para a concretização do golpe, ao guiar as Forças Armadas, culminando no desmantelar do antigo regime instaurado na época.

Hoje, 13 de fevereiro de 2019, e passadas mais de quatro décadas, a UNESCO celebra a oitava edição do Dia Mundial da Rádio. Para a UNESCO, e não só, a Rádio foi e ainda é uma poderosa ferramenta, capaz de transmitir informação, de unir, transformar e gerar boas discussões.

Para este ano, a UNESCO definiu como tema “Diálogo, tolerância e paz”, um tópico cada vez mais relevante e que vai estar em debate na nossa emissão especial em direto. A partir das 18h sintoniza-te!

Para saberes mais sobre a história da rádio consulta o site do Dia Mundial da Rádio.

César Santos e Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em Dia Mundial da Rádio: A Rádio como uma ferramenta de mudança