Elemento Eletrónico #4 – Ross From Friends

Ross From Friends

A quarta edição do Elemento Eletrónico chegou, a tempo para o final de 2018.  Hoje molhamos os pés no fenómeno de lo-fi house.

A música house tem as suas raízes em Chicago, nos anos 80, e todos nós sabemos a evolução que tem tido ao longo dos anos. Atualmente, consiste em produções intocadas e refinadas que ouvimos principalmente no fundo quando vamos comprar roupa nova.

O movimento lo-fi chama de volta e tenta capturar a sensação dos velhos tempos, imitando as gravações distorcidas das relíquias do house antigo, cheias de artefactos sónicos, produtos da ausência da tecnologia que hoje encontra-se em qualquer estúdio digital. Já existem alguns nomes notáveis nesta nova vertente de música house, como DJ Seinfeld, ou Mall Grab. Mas dos nomes que mais me impressionam é Ross From Friends.

Ross From Friends não é o personagem da série icónica norte-americana que terminou em 2004, mas sim o nome artístico de Felix Weatherall, um dos protagonistas da cena lo-fi.

Lançou o primeiro EP, You’ll Understand, em 2015, e desde então tem lançado projetos, singles e remisturas com uma frequência inacreditável. Todas as texturas, ritmos infrequentes, e melodias subtis fazem deste estilo musical pouco favorável às pistas de dança: talvez por isso é que a internet é onde este novo movimento nasceu e está a ganhar asas e ouvintes

Deixo-vos com uma mix que fiz que tenta abranger o som de Ross From Friends, junto de alguns dos seus contemporâneos, como Project Pablo, Letherette, e outros. Até a próxima. 💫

Setlist:

Ross From Friends – Talk To Me You’ll Understand
Ross From Friends – There’s A Hole In My Heart
Project Pablo – Closer
jnthan – Loop 17
Palms Trax– Equation
Ross From Friends – Pale Blue Dot
Mall Grab – Liverpool Street In The Rain
Ross From Friends – Bootman
Letherette – Sweeter
Ross From Friends – The Beginning

Publicado a

Comentários fechados em Elemento Eletrónico #4 – Ross From Friends