U-Bike oficialmente na Universidade do Porto

A Universidade do Porto lançou oficialmente o projeto U-Bike, com a entrega inicial das 265 bicicletas que vão ser disponibilizadas gratuitamente aos alunos, professores e funcionários. Numa cerimónia na Reitoria, que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, a U.Porto foi a 15ª instituição a receber o projeto, com o objetivo de incentivar a mobilidade urbana sustentável e diminuir o sedentarismo na comunidade académica.

Para permanecerem com a U-Bike durante o tempo definido na sua candidatura, os utilizadores devem cumprir uma média de sete quilómetros diários. Os quilómetros percorridos pelo aluno, docente ou funcionário vão ser monitorizados por uma plataforma da Universidade do Porto que permite controlar a distância percorrida, as calorias consumidas, a distância média e o impacto ambiental gerado.

Com início em Setembro de 2016, no total, o projeto U-Bike deverá pôr em circulação mais de três mil bicicletas, sendo 2 096 eléctricas e 1 138 convencionais, por todo o país. A iniciativa insere-se no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Para mais informações sobre o projeto: https://www.u-bike.pt/

Foto: Universidade do Porto

Tito Monteiro

Publicado a

Comentários fechados em U-Bike oficialmente na Universidade do Porto