Porto/Post/Doc Film & Media Festival 2018

O Filme & Media Festival da Porto/Post/Doc volta em 2018 para a sua 5ª edição, de 24 de novembro a 2 de dezembro. Mantendo as linhas que o guiam desde a sua génese, o evento destaca-se como ponto de encontro para criadores, públicos diferenciados e profissionais do cinema, assim como cruzamento de experiências e o prazer de viver as imagens em movimento nas mais belas salas da cidade do Porto.

Este ano o festival é marcado pelo programa especial dedicado às Ficções do Real, tema motivado pela ascensão da Reality TV que torna a relação entre ficção e real cada vez mais complexa, que para além de uma selecção de filmes irá fazer acontecer o Fórum do Real, um seminário internacional que propõe pensar e discutir o cinema contemporâneo em torno deste mesmo tema. Esta 5ª edição traz outras novidades como as Sessões Planetário, em que o festival irá invadir o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva para projetar filmes e para “um concerto muito especial”, e a integração do Cinema Trindade no programa.

Voltam também as competições de cinema internacional e cinema novo, assim como as School trip, em que são apresentados projetos educativos desenvolvidos ao longo de todo o ano com várias entidades educativas do porto. As sessões Transmission, que juntam o cinema e a música, contam este ano com filmes com os PAUS, Pop Dell’Arte, Prince, Velvet Underground, entre outros, onde também integram concertos e after parties.

Há ainda espaço para o Cinefiesta, uma celebração do cinema espanhol, um Foco Matías Piñeiro ou Foco Chris Petit, e até para exposições. As salas a integrar o programa este ano são: Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Planetário do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes – UCP.

Mais informações sobre o festival podem ser consultadas aqui.

Pedro Oliveira

Publicado a

Comentários fechados em Porto/Post/Doc Film & Media Festival 2018