BEST SciTeCh’18 – O descolar da 4ª edição

Este mês o dia das bruxas vem com desafios e imaginação extra: é já no dia 31 de outubro que arranca mais uma edição do SciTeCh na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Esta competição de Ciências e Tecnologia é organizada pelo BEST Porto, um dos 5 grupos nacionais mais ligados ao desenvolvimento complementar e suporte à carreira de estudantes europeus de tecnologia. A Engenharia Rádio esteve à conversa com Afonso Soares, estudante da FEUP e responsável pelo SciTeCh’18.

Adesão crescente por parte dos estudantes

A adesão dos estudantes à iniciativa tem vindo a crescer, tendo-se preenchido as inscrições para ambas as modalidades oferecidas no evento: Team Design e Case Study. Estas modalidades da competição de 3 horas consistem, respetivamente, na criação de um protótipo funcional de acordo com o desafio lançado e na resolução de um problema teórico com posterior apresentação a um grupo de jurados. As duas equipas vencedoras, uma de cada modalidade, serão premiadas com um conjunto de prémios mais direcionados para o lazer.

“O intuito deste evento é apelar à criatividade e engenhosidade dos participantes, ao desenvolvimento de competências técnicas e sociais, assim como fomentar a cooperação em equipa com uma forte componente de gestão de tempo sempre presente”, revela Afonso Soares.

Projeto Social e Sessão de Networking

Este ano, o SciTeCh distingue-se das edições anteriores não só com uma identidade visual renovada, como também pela parceria com o G.A.S Porto, grupo de voluntariado e ação social do Porto, na definição do caso de estudo, para a possível aplicação prática das propostas desenvolvidas pelas equipas de Case Study nos seus projetos sociais.

Outra iniciativa a ocorrer durante esta atividade é a colaboração dinâmica de várias empresas numa sessão de networking entre as 10h e 12h da manhã, destinada aos participantes e aos restantes estudantes. Até ao momento, as  empresas confirmadas nesta sessão são a PwC, EF, Dellent Consulting e PrimeIT, com objetivo de aproximar os estudantes ao ambiente empresarial através da troca de informação e deposição de currículos, afirma Afonso Soares.

Mais informações sobre o SciTeCh’18 podem ser encontradas no site do evento: scitech.bestporto.org

Vera Nunes

Publicado a

Comentários fechados em BEST SciTeCh’18 – O descolar da 4ª edição