FEUP: Pacote suspeito continha afinal um paralelo

O pacote suspeito encontrado hoje cerca das 10:45h numa casa de banho do edifício I poente, pertencente ao departamento de Eletrotecnia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), continha afinal um paralelo.

Termina assim uma operação de várias horas levado a cabo pela PSP, depois de ativada a equipa de desativação de engenhos explosivos, após ter sido iniciado o processo de evacuação do edifício por volta das 11h da manhã, por razões de segurança.

“Estavamos em reunião no laboratório de robótica quando um agente da PSP entrou na nossa sala e pediu para abandormarmos o edifício. O acesso à zona das casas de banho já estava vedado” refere Mário Lopes, investigador do INESC TEC. Pelas 12:30, já com o edifício completamente vazio, o perímetro de segurança foi novamente alargado, tendo havido a indicação para abandonar a via existente entre os departamentos.

Para além da PSP, estiveram presentes vários elementos e viaturas dos Bombeiros Sapadores do Porto que chegaram às 12:47, bem como uma ambulância e uma VMER do INEM tendo chegado pouco depois das 13h, não se tendo observado momentos de pânico ou sobressalto e existindo ainda quem tivesse confundido a operação com um simulacro.

A Engenharia Rádio esteve presente e deu a notícia em primeira mão: FEUP: Pacote suspeito obriga a evacuação do edifício de eletrotecnia. Ao que conseguimos apurar, tudo não passou de um grande susto, tendo sido encontrado um paralelo dentro do pacote suspeito, não tendo existido danos físicos ou materiais registados e tendo sido restabelecida a normalidade ainda antes das 15h.

O edifício I poente é um dos 3 edifícios partilhados entre o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e o Departamento de Engenharia Informática, onde estão localizados vários laboratórios, gabinetes e o secretariado destes dois departamentos e por onde passam diaramente centenas de estudantes, docentes e funcionários.

 

Filipe Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em FEUP: Pacote suspeito continha afinal um paralelo