Depois de uma desistência, seguem quatro na corrida a Reitor da Universidade do Porto

Dos cinco candidatos ao cargo de Reitor da Universidade do Porto, só quatro se mantêm na corrida. O canadiano Allen G. P. Ross desiste “por razões pessoais”, segundo o JPN. Mantêm-se em igual número os candidatos portugueses – Sebastião Feyo de Azevedo e António Sousa Pereira – e os estrangeiros – Xose Rosales Sequeiros e Peter Godman.

As eleições para o mandato 2018-2022 estão marcadas para o dia 27 de abril.

 O processo de eleição

Cabe ao Conselho Geral da U.P. a definição da data da eleição e de todo o processo eleitoral. Assim, foi divulgada a abertura do processo de candidaturas, a data limite de submissão das mesmas, bem como as condições de elegibilidade e os demais requisitos exigidos aos candidatos.

As candidaturas apresentadas são então sujeitas a avaliação e excluídas as que não cumpram as exigências pré-estabelecidas. De referir, ainda, que se podem candidatar a este cargo os professores ou investigadores doutorados, nacionais ou estrangeiros, quer da Universidade do Porto, quer de outras instituições de ensino superior ou de investigação nacionais ou internacionais.

Os candidatos admitidos à eleição têm a oportunidade de apresentar o seu plano de ação para o próximo mandato, individualmente, durante 30 minutos numa audição pública, que este ano está marcada para 24 de abril, no Salão Nobre da Universidade do Porto.

 

A audição vai ter a seguinte ordem:

9h: Sebastião Feyo de Azevedo

11h: António Sousa Pereira

14h: Xose Gonzalez Sequeiros

16h: Peter James Godman

 

Os eleitores são os membros do Conselho Geral em funções – 12 professores e investigadores, quatro estudantes, um funcionário não docente e não investigador e seis personalidades externas – que escolhem o Reitor da U.P. por voto presencial e secreto. Para que a eleição ocorra é necessário que um candidato tenha mais de metade dos votos dos membros presentes.

Caso tal não se verifique procede-se a uma nova votação, desta feita entre os dois candidatos mais votados. Se no segundo sufrágio nenhum dos candidatos obtiver mais de metade dos votos dos membros presentes, inicia-se um terceiro sufrágio onde será eleito o candidato com maior número de votos. Esta deliberação é posteriormente sujeita a homologação por parte do Conselho de Curadores da U.Porto.

Os candidatos

António Sousa Pereira – Português doutorado em Medicina pela Universidade do Porto, sendo o atual diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da U.P.

Peter James Godman – Doutorado em Modern and Medieval Languages pela University of Cambridge (Inglaterra), tem dupla nacionalidade – espanhola e britânica. Atualmente é Convenor of the Intelligence Seminar da Faculdade de História da referida universidade.

Sebastião Feyo de Azevedo – Atual Reitor da Universidade do Porto, formado em Engenharia Química pela FEUP, sendo doutorado na mesma área pela University College of Swansea (País de Gales). Imediatamente antes de ter assumido o cargo de Reitor da U.P., havia sido o Diretor da FEUP entre 2010 e 2014.

Xose Rosales Sequeiros – Doutorado em Applied Linguistics pela University of Greenwich (Reino Unido), tem dupla nacionalidade espanhola e britânica. Atualmente é professor de Multilinguismo na Nazarbayev University (Cazaquistão).

 

Joana Gomes

 

 

Publicado a

Comentários fechados em Depois de uma desistência, seguem quatro na corrida a Reitor da Universidade do Porto