Rodellus 2018 – Brevemente num campo perto de ti

Foram confirmados os primeiros nomes para a quarta edição do Rodellus, que vai ocorrer entre os dias 19 e 21 de julho, na acolhedora vila de Ruílhe. O lema para este ano é “Quem Pode, Poda!”, uma analogia ao ambiente rural que se vive neste festival.

 

 

A terceira edição, decorrida no ano passado, ficou caracterizada por um cartaz ambicioso e explosivo, que deixou o público num alvoroço e excitação característicos de um festival de Verão, e também por algumas alterações logísticas no festival. Estes fatores deixaram nos amantes do campo uma grande expectativa sobre o que poderá ocorrer daqui a uns meses.

Visivelmente em crescimento, o festival Rodellus foi este ano nomeado nas categorias de Melhor Festival de Pequena Dimensão e Contributo para a Sustentabilidade para os Iberian Festival Awards.

Depois de vários eventos designados “Não há campo, Sé Lá Vie” que estão a decorrer durante o ano, trazendo muita música e animação a Braga, a organização do Rodellus dá grandes novidades aos seus seguidores, lançando um conjunto de nomes que farão parte do cartaz desta edição.

Começando pelas bandas nacionais, estarão presentes os GrandFather’s House, grupo de Rock Alternativo que vem do norte do país, mais especificamente de Vila Nova de Famalicão. Este projeto começou em meados de 2012 como “one-man band”, constituída pelo guitarrista Tiago Sampaio, tendo-se mais tarde juntado a sua irmã Rita Sampaio como vocalista e, por fim, João Vítor Costeira adiciona bateria à banda, finalizando a sua formação.

Seguem-se duas bandas da cidade do Porto, The Lazy Faithful, um quarteto de Rock cuja tour de 2018 contempla locais como o Porto, Lisboa, Aveiro e Vila Real, e Baleia Baleia Baleia, banda formada por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria), que vai apresentar o novo disco no dia 14 de abril, no Hard Club, na sua terra natal.

No que toca a presenças internacionais, juntam-se os The Cosmic Dead, banda escocesa proveniente de Glasgow e que presta tributo ao conjunto de Rock britânico Hawkwind, e SLIFT, trio garage-psych oriundo de Toulouse, tendo o seu último EP “Space is the Key” sido lançado em junho de 2017.

Por fim, fechando o conjunto inicial de confirmações do Rodellus 2018, The Cavemen (NZ), chamados por alguns seguidores “a banda de rock and roll mais perigosa da Nova Zelândia”, apresentam a sua música que constitui uma mistura entre garage rock dos anos 60 e 70 aliado a uma notória energia punk. Na sua tour “NUKE EARTH TOUR 2018” irão passar pelo Brasil, México, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, França e, claro, Braga.

A organização do Rodellus sugeriu ainda que em breve haverá mais duas revelações, criando a expectativa para este festival que tem crescido de forma exponencial nos últimos anos e que será, certamente, um sucesso.

Rita Moura

Publicado a

Comentários fechados em Rodellus 2018 – Brevemente num campo perto de ti