“O Futuro é Nosso!” – reportagem do 34º Aniversário da AEFEUP

Assim termina o discurso do Presidente da Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP), Diogo Pimenta, na Gala do 34º Aniversário. A cerimónia teve lugar no dia 17 de janeiro, no Restaurante da Casa da Música.

Restaurante da Casa da Música

Restaurante da Casa da Música

O Restaurante da Casa da Música foi o local escolhido para o jantar de Gala do 34º Aniversário da AEFEUP. Terminaram desta forma as de iniciativas comemorativas deste aniversário, onde se inseriu um FEUP Café especial aniversário e o concerto de Terence Blanchard na Casa da Música.

Atuação da TEUP

Atuação da TEUP

Atuação da TEUP

Atuação da TEUP

Após a atuação da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, o aniversário da associação contou com a presença de cerca de 80 convidados, entre os quais atuais e antigos dirigentes; membros da direção da FEUP, dos serviços de Acção Social, da Câmara Municipal do Porto, dos núcleos e grupos académicos da FEUP. Os patrocinadores e entidades parceiras também estiveram presentes no jantar que foi marcado pelas intervenções de alguns convidados numa sessão apresentada por Rui Vilares.

Atuação da TEUP

Atuação da TEUP

A política na Academia

Hugo Carvalho

Hugo Carvalho

Hugo Carvalho, Presidente da Direção do Conselho Nacional de Juventude, e antigo Presidente da AEFEUP – no mandato 2012/2013 -, focou a sua intervenção numa necessidade de se realizar melhor política em Portugal. O antigo dirigente afirmou: “É preciso que a Academia respire política”. Dirigiu, ainda, um apelo a uma intervenção mais ativa, e questionou algumas opções tomadas pela Direção da FEUP, relativamente à gestão do seu orçamento.

Manuel Barros, Diretor dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, referiu que “o futuro tem que ser construído pelas novas gerações”, deixando também palavras de motivação e incentivo aos presentes.

Manuel Barros

Manuel Barros

Integração de estudantes internacionais

António Augusto de Sousa

António Augusto de Sousa

Augusto de Sousa, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FEUP falou dos desafios que a FEUP apresenta a nível pedagógico, nomeadamente a limitação dos números clausus; as recentes notícias acerca da autorização dos doutoramentos nos politécnicos ; a necesisdade de as empresas apostarem mais nos doutoramentos e o desafio de integração de estudantes internacionais na FEUP.

Augusto de Sousa foi mais longe e deixou o desafio de integração destes estudantes em direções futuras na Associação de Estudantes da FEUP, uma vez que “já são centenas a estudar na Faculdade de Engenharia”.

 

“O Futuro é nosso!”

Diogo Pimenta

Diogo Pimenta

Incisivo e determinado, Diogo Pimenta, presidente da AEFEUP fez um discurso no qual referiu a “observação constante” dos problemas dos estudantes. Referiu que “os estudantes são e devem ser a prioridade” e que existe o desejo de uma maior proximidade com os núcleos e grupos da FEUP. O dirigente afirmou: “contem com o nosso apoio porque todos juntos somos mais fortes”.

O discurso recaiu, também, nos principais problemas existentes na Faculdade de Engenharia. O pagamento dos espaços pelas organizações estudantis foi um dos problemas sublinhados: “Não me parece correto cobrar dinheiro aos estudantes (…) A universidade deixaria de existir se não houvesse estudantes para pagar as salas?”.

Diogo Pimenta fez, ainda, uma reflexão acerca da colocação dos parquímetros nas imediações da faculdade: “não há nada exceto espaço vazio [entre os parquímetros]”, afirmou. O presidente da Associação de Estudantes de Engenharia considerou que está na altura da Câmara Municipal do Porto reavaliar o problema que prejudica os estudantes que se deslocam em carro próprio.

 

Direção AEFEUP

Direção AEFEUP

 

 

Mandato 2018/2019 da AEFEUP

A cerca de dois meses das eleições para os órgãos sociais da AEFEUP, Diogo Pimenta, em entrevista à Engenharia Rádio (ver áudio no final da peça) fez um balanço deste mandato e dos temas que mais preocupam a associação. O atual presidente deixou, para já, em aberto a sua recandidatura. “Acho que ainda é cedo para estar a pensar nessa candidatura, não a ponho fora de questão, mas AEFEUP tem que terminar este mandato em grande como acho que tem sido até agora (…), estou disponível sempre para trabalhar com os estudantes da FEUP”, concluiu o dirigente.

 

 

Direção AEFEUP 2017/2018

Direção AEFEUP 2017/2018

 

A festa terminou no edifício da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia. Os brindes habitualmente oferecidos durante a Gala foram substituídos por uma doação à ANARP – Associação Nova Aurora na Reabilitação e Reintegração Psicossocial.

 

Fundada a 15 de março de 1984, a AEFEUP é a organização representativa dos mais de 8500 estudantes nos vários cursos e ciclos de estudos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

Texto/fotos: Filipe B. Teixeira

Publicado a

Comentários fechados em “O Futuro é Nosso!” – reportagem do 34º Aniversário da AEFEUP