FEUP: Casos de Papeira confirmados

Foram detetados quatro casos de papeira na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Há, ainda, dezenas de casos sob investigação.

A Administração Regional de Saúde do Porto comunicou, esta segunda-feira, que “na última semana têm-se registado alguns casos de parotidite epidémica (papeira) em alunos da FEUP”. Há quatro casos confirmados e uma dezena está em avaliação, segundo referiu Maria Neto, delegada da Saúde Regional do Norte.

A parotidite epidémica, mais conhecida como papeira, é uma doença benigna contagiosa provocada por um vírus. A doença transmite-se através de gotículas de saliva (conversação, tosse, espirros ou partilha de objetos como copos, por exemplo) e manifesta-se causando dores musculares, cansaço, febre, dores de cabeça e, posteriormente, o aumento do volume das parótidas (glândulas salivares localizadas entre o pavilhão auricular e o ângulo do maxilar inferior).

Na nota de imprensa divulgada, ontem, pode ler-se que “a equipa responsável pela investigação do surto, sob a coordenação da Autoridade de Saúde Regional, está a trabalhar, em estreita colaboração, com os diferentes serviços de saúde e com a FEUP, de forma a conhecer a verdadeira dimensão do surto e a facilitar a implementação das medidas de prevenção e controlo”.

Habitualmente, os sintomas manifestam-se 2 a 3 semanas após o contágio. Pode prevenir-se a doença através da vacinação ou tomando medidas como: a proteção da boca e nariz durante a tosse, a lavagem frequente das mãos e o isolamento social dos doentes até 9 dias após o aumento de volume das parótidas.

O comunicado da Delegação de Saúde Regional do Norte chama a atenção para a importância da colaboração de todos com os serviços de saúde e com os serviços académicos no controlo da situação. Assim, a entidade pede para que toda a comunidade académica que esteja perante sintomas sugestivos de parotidite epidémica acima referidos contacte a linha de saúde 24 – 808 24 24 24 – e cumpra as recomendações que forem feitas.

Publicado a

Comentários fechados em FEUP: Casos de Papeira confirmados