Porto com nova linha de metro, Gaia com novas paragens

O Conselho de Administração do Metro do Porto decidiu, esta terça-feira dia 7, uma expansão na rede do Metro do Porto que vai incluir nova linha (Linha Rosa, G) e uma extensão da Linha Amarela, D.

A nova linha, de pouco mais de 2.5 kms debaixo de terra, irá unir São Bento e a Casa da Música parando no Hospital de Santo António e na Galiza, num investimento que rondará os 181 milhões de euros. Do lado de Gaia, a prometida união de Santo Ovídio ao Hospital Santos Silva, vai arrancar e só vai parar em Vila D’Este, com um investimento de 106 milhões de euros e um acréscimo de 3.2 kms à Linha Amarela (D). Um estudo do CITTA, Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, do Departamento de Engenharia Civil da FEUP prevê que a expansão da Linha Amarela e a criação da nova Linha Rosa poderá atrair cerca de 30 mil clientes ao metro do Metro do Porto.

O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, garantiu também estarem a ser estudadas uma ligação a Gondomar, outra entre a Maia e o Pólo da Asprela e uma última até às Devesas, em Vila Nova de Gaia, que iria implicar uma nova ponte a unir Porto e Gaia.

 

Publicado a

Comentários fechados em Porto com nova linha de metro, Gaia com novas paragens