Escolhidos os finalistas do prémio NOVO BANCO Revelação 2016

Os finalistas da edição de 2016 do prémio Novo Banco Revelação já estão escolhidos. O júri decidiu por unanimidade selecionar os projetos dos artistas Rogério Correia Ribeiro, Pedro Huet, Henrique Pavão e Andreia Santana como finalistas do prémio.

No trabalho de Rogério Correia Ribeiro ‘destaca-se a ironia com que o artista explora a pretensa capacidade da fotografia para documentar situações sociais e políticas’, assim descreveu o júri do concurso. O projeto de Pedro Huet ‘analisa a forma como as ferramentas digitais alteram a nossa relação com a fotografia’. Henrique Pavão apresentou ‘uma dupla projeção de diapositivos que apresenta imagens de uma viagem de carro por terras algarvias em que a fotografia regista uma bizarra duplicação de estações de serviço ao longo da autoestrada’. A obra de Andreia Santana ‘coloca a fotografia ao serviço da classificação e documentação de uma escavação arqueológica encenada em que são descobertos despojos da civilização industrial atual’.

No próximo mês de Julho o júri decidirá quem será o grande vencedor ao qual lhe vai ser atribuída uma bolsa de produção para que concretize o projeto pelo qual foi selecionado. Este trabalho será apresentado numa exposição individual, a inaugurar em novembro no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Publicado a

Comentários fechados em Escolhidos os finalistas do prémio NOVO BANCO Revelação 2016