“Uma Noite na Lua” – Reportagem

“Um homem em cima de um palco pensando” podia ser uma descrição simples da peça que Gregório Duvivier apresentou ontem dia 26 de Maio no Coliseu do Porto mas é como esta começa.

Ontem estivemos presentes no Coliseu do Porto para assistir à peça de João Falcão “Uma Noite na Lua” apresentada pelo brasileiro Gregório Duvivier  e não podíamos ter saído mais satisfeitos com o que tínhamos acabado de assistir.

A peça começa começa com a frase (que durante o espetáculo é repetida várias vezes) “Um homem num palco pensando” que descreve exatamente aquilo que vamos assistir na 1 hora e 15 minutos seguintes. A personagem principal, representada por Gregório Duvivier, começa por contar ao seu amor como conseguiu vender uma peça sua a um ator durante uma festa. O problema é que a peça não está escrita e tem de estar pronta no dia seguinte. O personagem, cujo nome fica o tempo todo nos segredos dos Deuses, começa então numa luta por uma ideia que passa a ser uma retrospectiva de toda a sua vida social mas principalmente amorosa. Uma relação numa fase complicada distrai o pensamento do nosso autor que ainda nem uma linha tinha escrito.

Num jogo espetacular de luzes, ou a ausência delas, de fumos e de uma coordenação por parte do brasileiro, que também participa no canal do Youtube “Porta dos Fundos”, o espetáculo leva-nos por um caminho em que sorrimos e rimos constantemente do personagem mas também somos capazes de sentir alguma tristeza pelas histórias que vai contando levando-nos também a pensar na nossa própria vida.

Percebe-se perfeitamente o porquê de ser uma peça com já dois prémios no Brasil, o porquê de ser um sucesso entre o público, o porquê de já ser a segunda vez que é apresentada no Porto e o porquê do ator Gregório Duvivier ser tão adorado no nosso País de uma forma que iria ter sucesso mesmo se fosse apenas “Um homem em cima de um palco pensando”.Greg-1-Copia

Publicado a

Comentários fechados em “Uma Noite na Lua” – Reportagem