Anime Review – One-Punch Man; Episódio 1

93e032d1f43a6ba477f078d0a4aaecd81426856507_full

One-Punch Man é um anime realizado por Shing Natsume (Space Dandy), escrito por Tomohiro Suzuki (Tiger & Bunny; Saint Seiya: Legend of Sanctuary) e produzido pela Madhouse Inc. Este anime é baseado num maga do mesmo nome com história de One e arte de Yusuke Murata. Estreou a 5 de Outubro de 2015 com um total planeado de 12 episódio mais um OVA futuro.

Sinópse

Este anime segue as aventuras de Saitama, um super-herói de tal forma poderoso que consegue vencer qualquer oponente com a penas um murro, devido ao um treino de tal forma rigoroso que perdeu o cabelo. Três anos antes dos eventos da série, Saitama era um jovem desempregado à procura de trabalho, quando se cruzou com um super-vilão metade homem e metade caranguejo com o desejo de matar um criança com um queixo gigante por lhe ter desenhado mamilos na carapaça. O nosso protagonista triunfa sobre o monstro, salvando a criança, e renasce o seu desejo de criança de se tornar um super-herói, algo que ele faz porque o acha divertido.

Exposta este backstory o resto do episódio segue Saitama à medida que vive a vida aborrecido com o facto que nenhum adversário consegue aguentar mais que um murro e independentemente da destruição e o tamanho titânico dos monstros a que ele assiste regularmente.

Observações

Visto o clima de super-heróis que tem andado a dominar o panorama mundial, já não era sem tempo que um manga como One-Punch Man recebesse uma adaptação. O manga, que iniciou como uma webcomic, já tem sido muito popular tendo vendido milhões de cópias aquando a sua publicação em formato sólido e digital pela Viz Media, juntamente com uma nomeação Eisner em 2015.

O anime, tal como o manga, é caracterizado por uma tonalidade mais satírico perante o género dos super-heróis, explorando a vida e personalidade de um herói de tal forma invencível, que derrota qualquer um com um só ataque. Nesse aspecto, não admira que tenha tido tanto sucesso, especialmente nos EUA, dado o sucesso de outras série, tais como o Hawkeye de Matt Fraction. O que liga estas séries é a abordagem mais indie e banal perante estas personagens de um teor tão fantástico, trazendo-as de volta à terra e reforçando a ligação entre o leitor e o herói. Só como indicação, a auto-proclamada motivação para os actos do herói consiste simplesmente no facto de ser divertido combater o crime.

Porém, uma pessoa não contrata a Madhouse se não existem lutas e acção verdadeiramente épico. A animação desta série demonstra o talento desta companhia de produção, satisfazendo a fome por combate de alta cilindrada, com poderes malucos, dimensões titânicas e vilões bizarros.

Como à parte, gostaria de transmitir a minha apreciação pelo OP, de música The Hero!! ~Ikareru Ken ni Honō o Tsukeru~ interpretada por JAM Project, que me enche de entusiasmo para o episódio.

Conclusão

            A Madhouse tem uma reputação merecida de criar conteúdo com qualidade e One-Punch Man não é excepção. Esta tem tido muita expectativa por parte de entusiastas tanto de manga como de anime e é sempre bom ver a transição da página para o ecrã a ser tão bem feita e ter tanto sucesso. Eu espero que com a tecnologia moderna de streaming que esta série consiga ganhar o mesmo tipo de sucesso mainstream que Attack on Titan teve, pois além de ser pesado em termos de acção e abordar temas que estão relevantes em Pop Culture, esta fá-lo de uma forma inteligente e humorística que serve para ilustrar a reacção internacional perante obras de super-heróis.

Veredito

5/5

Crítica escrita por Tiago Garcia

Publicado a

Comentários fechados em Anime Review – One-Punch Man; Episódio 1