Análise do trailer final para Star Wars: The Force Awakens

star-wars-force-awakens-official-poster

Para aqueles que já viram o mais recente trailer para Star Wars: The Force Awakens (várias vezes para alguns), se Dezembro fosse amanhã, ainda assim seria demasiado longe para saciar o desejo de ver este filme em toda a sua glória no cinema.

Este trailer foi a última parte da mais recente iniciativa publicitária para o último grande projecto da Disney de 2015, e o messias para todos os fãs de pop culture.

No espírito da natureza obessesiva e analítica do entusiasta daquela galáxia longínqua, vamos analisar o que temos de novo com esta mais recente amostra do filme (perdoem-me se algumas das imagens tiverem os artefactos visuais do youtube)

Posso não ver aquilo que outros achem interessante, por isso não se esqueçam de dar um olhadela em https://www.youtube.com/watch?v=sGbxmsDFVnE e digam vocês o que acharam interessante e notável neste último trailer.

O Trailer

Screen Shot 2015-10-20 at 12.17.56

O trailer abre de forma melódica com cenas da Rei, que muito provavelmente será a nossa protagonista, a explorar o Star Destroyer abandonado que vimos no horizonte do segundo trailer e na nossa viagem interactiva em 3D disponibilizada pelo site da Star Wars. Este conjunto de cenas ajuda a denotar o facto que esta personagem é uma ”scavenger” que  acumula material abandonado para propósitos de reutilização e talvez venda. O interior da estrutura é belíssima, denotando um sentido de solidão e dimensão, além de ruína e esquecimento.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.18.09

A seguir temos um ”voice-over” de uma personagem a perguntar à Rei quem ela é, pelo que ela responde que é ninguém. Isto deve servir de paralelo para a situação de Luke em ”A New Hope”, na qual ele próprio é ninguém no fim-do-mundo mas abstraído de quem realmente é. Isto pode indicar que ela própria está na mesma situação, reforçando que ela será a continuação do clã Skywalker, ou então ela propositadamente está a esconder-se ou a evitar associação com a sua linhagem por um motivo desconhecido.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.18.16

E de forma a reforçar o paralelo com o Luke, temos a seguir uma sequência subtil na qual vemos Rei, no que parece ser um ar melancólico e esperançoso, a ver uma nave a partir para o espaço.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.18.23

Depois do logo da Lucasfilm, transitamos mais para a personagem de Finn, iniciando com um discurso, muito provavelmente a ser dado pelo Líder Supremo Snooke, enquanto ocorre um comício militar da First Order.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.18.32

Em seguimento disto, temos algumas cenas, acompanhadas por um ”voice-over” do próprio Finn, na qual ele parece estar a transmitir a sua desilução perante a First Order e a sua deserção. As cenas que iniciam com Finn na armadura de Stormtrooper, seguido de um crash-land em Jakku e a sua descoberta da base na qual a Rei se encontra, segure que é desta maneira que estas duas personagens principais se cruzam.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.18.37

A seguir, temos uma sequência dedicada ao Kylo Ren, na qual ele assiste ao poder da Starkiller, apresentada no poster lançado no Domingo (dia 18 de Outubro). O seu ”voice-over”, com modificação sonora resultante da sua máscara, revela o ímpeto da personagem, dizendo que a missão dele consiste em completar algo que foi originalmente iniciado por Darth Vader (o seu ídolo), enquanto que vemos a imagem do capacete derretido deste último e o seu respirar fantasmagórico a permutar a cena.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.49.59

E de forma a completar esta sequência, vemos Kylo Ren a torturar Po Dameron com a Força, seguido de uma imagem de destruição massiça.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.18.55

Na próxima sequência, é que as coisa tornam-se interessante e referenciam aquilo que potencialmente será o estado da Força nesta altura do tempo em Star Wars. Primeiro temos uma perseguição entre dois caças TIE e a Millenium Falcon, uma cena tão Star Wars como o ligar de uma lightsaber.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.00

Nesta sequência, temos um ”voice-over” de uma conversa entre Rei e Han Solo, na qual esta primeira pergunta se as história acerca do que aconteceu no passado (altura da trilogia original) são verdade, pelo que Han responde que são todas verdade. Isto sugere que, nesta altura pós-Império, as crenças e rituais dos Jedi devem ter caído em desuso ou até mesmo esqueçidas, tendo sido relegadas para o domínio do mito. Isto é algo de estranho, visto que, logicamente, Luke teria reconstruído a Ordem Jedi depois da queda do Império, pois foi o Imperador que levou a cabo a perseguição e repressão destes. Caso esta suposição seja verdade, também explicaria a mitificação que Kylo Ren e, por extensão os Cavaleiros de Ren, atribuem à figura de Vader tendo desconhecido ou rejeitado o redimir de Vader e o seu sacrifício no final de ”Return of the Jedi”.

A partir da altura que a Millenium Falcon entra no hyperespaço, é que o trailer entra a sério em modo épico, acompanhado de mais dois ”voice-overs”, um de Han a dizer que os Jedi e o lado negro da força são verdade e uma senhora (imagino que seja a personagem da Lupita Nyongo) a dirigir-se a alguém acerca da Força. O que se segue são imagens que achei mais interessantes e irei ver o que há de relevante nelas.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.10

Falando dos Cavaleiros de Ren, este trailer parece nos dar a primeira amostra desta nova divisão de praticantes da força (ou não, ainda estamos para ver). Caso estes sejam uma organização reconhecida pela First Order, então estes Cavaleiros irão funcionar mais, como o nome indica, como uma ordem monástica militar do género dos Cavaleiros Tempelários ou Hospitalares de tempos medievais.

Ao ver o trailer da primeira vez, estava convencido que se tratava de mais Stormtroopers, mas agora que analisei melhor a captura de tela, pode-se ver que o design entre os capacetes dos intervenientes desta imagem são mais homogéneos do que entre os troopers e Kylo Ren. Poderá talvez ser em vez uma espécie de unidade especial dentro das forças militares da First Order, mas da forma como estão apresentados aqui, estou mais inclinado a acreditar que pertencem à mesma organização do que uma unidade militar com um oficial excêntrico em termos de vestuário.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.14

E de forma a justificar o Wars em Star Wars, temos imensas imagens na qual vemos sequências de duelos aéreos entre os novos X-Wings e os TIEs, algo que deverá de ser ainda mais incrível na tela cinemática.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.16

A seguir temos uma sequência na qual Finn e Po trocam um olhar entre eles em preparação para aquilo que deverá ser o clímax do filme. Existe a especulação de que este serão rivais no decorrer da nova trilogia, viste que antes estavam em lados opostos a certa altura da vida deles, mas esta cena denota que a relação mais conflituosa entre eles não irá impedir a missão da Resistência.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.25

Aqui temos uma imagem engraçada, na qual o trio de Han, Finn e Rei vão visitar o que parece ser um templo reaproveitado num mercado, ou então na base de um senhor do crime. O compósito entre as superfícies pedrosas e as bandeiras coloridas ajuda a dar um ar de mercado tibetiano, contribuindo para o exotismo da imagem. E também temos um novo design para um androide Star Wars, um com uma cor apelativa e um ar desamparado e disforme, uma sensibilidade muita na onda do Jim Henson que foi responsável pelo Yoda.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.28

A seguir nós temos algumas cenas na qual vemos Kylo Ren, o Capitão Phasma e um batalhão de Stormtroopers a destruir um acampamento de civis e a matar os seus ocupantes, muito provavelmente em procura de Finn que desertou.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.33

Depois continuamos a seguir as aventuras da tripulação da Millenium Falcon enquanto estes são capturados e lutam com as forças da First Order que lhes perseguem.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.20.02

Pela primeira vez vemos o casal de Star Wars, agora um bocado mais velhos, enquanto se abraçam, talvez em resposta a algo de trágico que aconteceu.

Screen Shot 2015-10-20 at 12.19.36

No mesmo planeta na qual estava a passar-se a parada militar e o discurso de Snooke, agora decorre um ataque por parte da Resistência. Isto deve ser a razão pela qual os Stormtroopers todos se viraram no trailer anterior e imagino que deve ser aqui que Po Dameron é capturado.

Screen Shot 2015-10-20 at 13.28.19

E para finalizar, temos o duelo entre Finn e Kylo Ren, na qual este último terá que defrontar o dono do lightsaber original do seu ídolo. De notar é o facto que Kylo tem a face descoberta para este combate.

Conclusão

Mais uma vez temos um trailer espetacula de J.J. Abrams, e o seu mantra de manter tudo em segredo até ao dia funciona muito bem para a publicidade deste filme, gerando interesse e curiosidade insaciável para o dia 18 de Dezembro. Não é por nada que, no mesmo dia, iniciaram a pré-venda dos bilhetes de cinema e os servidores em dez sites diferente foram abaixo de tanta compra.

A ausência mais notável tanto do trailer como do poster, é a inclusão de Luke Skywalker, tendo em vez uma abundância de Han e Chewbacca. Muito provavelmente aparecerá no final e terá um impacto mais significante do que nós achamos, pelo que a inclusão de cenas com ele irão revelar demasiado acerca da história.

Embora tenha visto e revisto o trailer, além de ter analisado as imagens capturas, as minhas especulações e sopusições podem estar redondamente enganadas, mas isto é algo de muito positivo, porque a cultura de cinema actualmente tem a ideia que é necessário mostrar todas as melhores partes do filme no seu trailer, ou até mesmo a história toda (como exemplo temos o Amazing Spider-Man 2). Espero que mais filmes Blockbuster sigam este exemplo de forma a conservar o mistério e magia que a audiência sente quando entra na sala de cinema, pois existe uma certa altura que mostrar demasiado é pior do que mostrar nada.

Análise escrita por Tiago Garcia.

Publicado a

Comentários fechados em Análise do trailer final para Star Wars: The Force Awakens