NOS Primavera Sound 2014 – Preparação e Primavera das Virtudes (Dia 0)

© Hugo LimaO NOS Primavera Sound, homólogo português do festival Primavera Sound que se celebra em Barcelona, é já um dos eventos mais importantes da cidade do Porto, e um dos festivais mais apreciados a nível nacional e não só. A sua localização no Parque da Cidade é um local privilegiado, junto ao mar, perfeitamente enquadrado na cidade e de fácil acesso, sendo um dos principais atractivos do evento, assumindo protagonismo nas preocupações estéticas e ambientais que caracterizam este festival. Não é todos os dias que se pode escutar uma ampla selecção de artistas internacionais, a par de uma significativa representação do panorama musical português, no pulmão da cidade do Porto.

© Hugo LimaO NOS Primavera Sound é já uma paragem obrigatória no panorama de festivais do sul da Europa. A excelente localização geográfica, as boas vias de comunicação do Porto com o resto da Europa e a distinção do festival no panorama musical português contribui para o crescimento da cidade, na sua projecção enquanto capital cultural e para a sua dinamização internacional como destino turístico.

Um evento desta magnitude, começa a ser trabalhado muito antes da sua realização e implica uma grande equipa de profissionais para ser concretizado. Tal como nos confidenciou o director do festival, José Barreiro, o agendamento dos artistas que vão pertencer ao cartaz, começa a ser tratado, por vezes, com mais de um ano de antecedência. Apesar de tudo estar pensado e programado, as infraestruturas que recebem o evento são preparadas num curto espaço de tempo. Isto porque no início do mês de Maio, decorre a Queimas das Fitas do Porto, deixando assim apenas três semanas para a montagem do recinto. Ou seja, até a abertura das portas do primeiro dia do festival o trabalho é imenso e tudo tem que estar pensado ao pormenor.

virtudes-nps_copyright_hugo_lima-15Como se não bastasse, este ano a organização do NOS Primavera Sound, resolveu ainda presentear o Porto com um pequeno mimo, uma festa de boas vindas ao público do festival que serve também como uma aproximação aos habitantes da cidade. A essa festa deu o nome de Primavera das Virtudes. Esta iniciativa, de entrada livre, realizou-se no Passeio das Virtudes no passado dia 4 de Junho, dia que antecedeu o início do festival.

O evento, que serviu de warm up para os três dias seguintes, arrancou com a selecção musical de Rodrigo Affreixo, jornalista de profissão, mas com uma paixão pela música soul, disco e house. Por volta das 19 horas foi a vez das meninas Sopa de Pedra apresentarem um reportório a cappella que visitou alguns dos temas mais carismáticos do cancioneiro português.

virtudes-nps_copyright_hugo_lima-19Em seguida coube a Tó Trips e Pedro Gonçalves subirem ao palco das Virtudes encarnando os Dead Combo, para apresentarem o seu mais recente trabalho, A Bunch of Meninos. Também não foram esquecidos alguns dos sucessos que fizeram do grupo um dos mais aclamados pela crítica nacional e internacional. Após o concerto, e para encerrar da melhor maneira este pré-primavera, decorreu um espectáculo de pirotecnia minhota que durante cerca de 10 minutos iluminou o céu da cidade da Porto.

Na nossa página no facebook, podes visualizar mais fotografias deste evento e da preparação do recinto.

Texto: Tiago Cavaleiro
Fotos: Hugo Lima (Nos Primavera Sound)

Publicado a

Comentários fechados em NOS Primavera Sound 2014 – Preparação e Primavera das Virtudes (Dia 0)