Dia 2 – Queima das Fitas do Porto 2013

   O segundo dia da Queima das Fitas do Porto foi sobretudo português. Abrindo com o artista mais antigo e familiar José Cid e fechando com os bem mais recentes Os Azeitonas. Ambos os concertos foram bem recebidos pelo público, este que incluiu todas as faixas etárias devido à “lenda viva” que é José Cid.

José Cid

esta1

   Apresentou-se com uma numerosa banda que juntou à mistura o saxofone, trompete, bateria e guitarra. É o seu mais recente projeto, chamado Acid Jazz Project e conta com a presença de notáveis músicos da cena nacional do jazz. Quase não se levantou do seu piano, mas quando o fez correu e saltou ao ritmo do público. Como não promoveu nenhum disco em particular, houve bastante margem de manobra para tocar temas antigos assim como versões “jazzificadas” dos mesmos. Em forma de homenagem a Marlon Correia, José recita ainda um poema de Sophia de Mello Breyner com acompanhamento de piano.

Os Azeitonas

esta2

   Por esta altura já o queimódromo estava cheio, e o ambiente ganhou uma nova energia com o carismático Marlon (vocalista) e a sua banda. O timing não foi perfeito, já que a banda lança o seu próximo album “Pander” ainda este mês. Mesmo assim houve espaço para algumas malhas novas como a “Ray-dee-oh”. Dizer ainda que Miguel Araújo esteve particularmente bem nos seus solos de guitarra e foi também feliz na troca de palavras com o público.