Antigo “Bar do Meio” da FEUP reabre em Setembro

BM

Num comunicado distribuído aos órgãos de gestão da FEUP e à AEFEUP na última Quinta-feira, o Conselho Executivo (CE) da Faculdade de Engenharia veio manifestar a intenção de “reabrir os espaços B037 e B038 do Campus da FEUP, entre as 8h e as 20h, com o intuito de acomodar instalações de restauração e cafetaria”.

No comunicado, ao qual a Engenharia Rádio teve acesso, é possível ler-se que “devido aos constrangimentos financeiros e à atual situação económica […]  surge a necessidade de arrecadar mais receitas próprias”, pelo que um novo contrato para instalação de um bar seria importante para “fazer face às despezas correntes” da faculdade. De acordo com o CE, “será aberto, até Junho, um concurso público de concessão” ao mesmo tempo que serão feitas algumas obras de “melhoria das infraestruturas, que possibilitem a adequação do espaço ao fim pretendido” que permitam a abertura “aquando do início do próximo ano letivo”.

A utilização do espaço em frente aos auditórios (B001 – B003) para efeitos de bar/cafetaria não é nova. De fato, entre 2000 e 2008, funcionou precisamente nesse local o antigo “Bar do Meio” (concessionado pela AEFEUP), local onde se realizava o FEUPCaffé bem como outras atividades da Associação de Estudantes. Passando agora este Bar a ser da responsabilidade da direcção da FEUP, será difícil ocupá-lo com tantas atividades da AEFEUP como outrora. No entanto, pode dizer-se que em Setembro será devolvido aos estudantes da FEUP um espaço de convívio com muita história, que foi sempre inútil nos últimos 5 anos.