FEUP pinta-se de azul para consciencializar sobre o Autismo

Estudantes juntam-se à iniciativa mundial Light It Up Blue

image

Porto, 28 de Março de 2013 – A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP), em conjunto com a Associação Vencer Autismo, está a promover o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 de Abril) e a iniciativa Light It Up Blue, organizando o evento “Dia Azul na FEUP”, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. No dia 4, haverá também o IV Encontro Solidário de Tunas, espectáculo musical para apoiar essa associação.

Através de uma campanha nas redes sociais, todos os frequentadores do campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estão a ser motivados a vestirem-se de azul na próxima terça-feira, 2 de Abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Durante o decorrer do dia, haverá uma banca informativa da associação Vencer Autismo, com o objectivo de prestar informações e esclarecer dúvidas relativas ao autismo. Serão igualmente vendidas t-shirts azuis, revertendo as receitas das vendas para essa associação, que dedica a sua actividade a apoiar sem fins lucrativos todos os que são afectados por esta perturbação que já é considerada a grande epidemia do século XXI.

O movimento mundial Light It Up Blue consiste na iluminação em azul, no dia 2 de Abril, de vários monumentos no mundo inteiro com o objectivo de sensibilizar toda a população para o tema do Autismo, uma perturbação que está cada vez mais em foco por todo mundo. Para além de ícones mundiais como o Empire State Building ou as Cataratas do Niágara serem iluminados a azul, também em Portugal locais como o Cristo Rei, em Almada, ou o Estádio do Dragão, no Porto, são iluminados com essa cor.

No seguimento deste apoio da TEUP à Associação Vencer Autismo, no dia 4 de Abril realizar-se-á também o IV Encontro Solidário de Tunas, no Grande Auditório da FEUP, espectáculo musical que contará com a presença de 7 tunas da academia do Porto e cujos lucros de bilheteira revertem na totalidade para a Vencer Autismo. Esta iniciativa é organizada pela TEUP com apoio da FEUP e da sua associação de estudantes, AEFEUP.

Depois do espectáculo musical, haverá um FEUP Caffé Solidário, festa académica periódica que junta centenas de estudantes do ensino superior, e cujos lucros de bares nesta edição reverterão igualmente para a Vencer Autismo na sua totalidade.

Num período de crise que afecta todos, cabe aos jovens estudantes a tarefa de utilizar os benefícios da sua juventude e todos os meios ao seu alcance de forma a apoiar quem precisa. Esta é a quarta iniciativa do género da TEUP, que já apoiou em anos anteriores associações como a ATACA (Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana), a CrescerSer e a Casa do Caminho.

 

Evento “Dia Azul na FEUP” no facebook:

http://www.facebook.com/events/550842271605334/

Evento “IV Encontro Solidário de Tunas” no facebook:

http://www.facebook.com/events/254355508033033/

Evento “FEUP Caffé Solidário” no facebook:

http://www.facebook.com/events/519778258088188/

 

Sobre a TEUP:

A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto é a segunda tuna mais antiga do Porto e a primeira exclusiva de uma única faculdade. Nascida a 7 de Novembro de 1988, festeja assim este ano os seus 25 anos de existência, tendo ao longo deles pisado palcos por toda a Europa e América do Sul. Para além do Encontro Solidário de Tunas, organiza também o PortusCalle, festival de tunas que se realiza anualmente no Coliseu do Porto e que atrai à sala de espectáculo milhares de estudantes.

 

Sobre a Vencer Autismo:

Associação Vencer Autismo tem por objetivo ajudar pais e crianças autistas, fornecendo informação, meios e apoio terapeutico e psicológico a todos aqueles que, directa ou indirectamente, convivem com pessoas portadoras de Autismo.