Reportagem ao 20º Aniversário dos Heavenwood – 28 de Dezembro, Hard Club

E foi no passado dia 28 de Dezembro que a banda portuense Heavenwood assinalou os seus 20 anos de carreira com um concerto na sala principal do Hard Club no Porto. Ao longo dos 20 anos de Heavenwood (alguns deles ainda sob o nome de Disgorge), a banda apesar de ter passado um período conturbado com um longo hiato, não deixou de ser uma das mais prolíferas do metal nacional, tendo sido inclusivamente a primeira banda portuguesa a atuar naquele festival que é considerado a “Meca” do Heavy Metal, o Wacken Open Air na Alemanha. Com 4 álbuns de estúdio lançados e um quinto já em preparação, estavam reunidas todas as condições para ser um concerto memorável.

Após um ligeiro atraso, eis que começa o espectáculo ao som de Moonlight Girl, um tema do seu álbum de estreia “Diva”. A sala foi-se compondo com a chegada de mais fãs e amigos da banda até que se começaram a ouvir os refrões também entoados pelo público, a começar logo por 13th Moon do álbum de regresso Redemption. Sendo um concerto de celebração do aniversário da sua carreira, a banda foi tocando alternadamente temas dos seus 4 álbuns de estúdio, não deixando de abordar as favoritas Rain of July, Bridge to Neverland ou Flames of Vanity. Ao mesmo tempo também escolheram algumas faixas menos habituais de serem tocadas ao vivo como Season 98 ou Heartquake, para agradável surpresa dos fãs.

Foram praticamente duas horas de concerto, repletas de boa disposição e onde houve espaço para um solo de bateria por parte de Marcelo Aires e tempo para um fã subir ao palco e presentear os Heavenwood com um quadro com um “H” metálico forjado pelo mesmo. No final do concerto a festa não se ficou por aí, com uma “after party” num outro conceituado espaço do “underground metálico” portuense, o Metalpoint, onde se serviu bolo e champanhe em forma de confraternização entre a banda e os fãs. Venham os próximos 20 anos!

Texto: Ivo Leitão, fotos: Renata Lino