Porto Jazz Guitar

porto_jazz_guitar_2012“Depois de dois concertos com quatro bandas que em novembro passado encheram o auditório da FEUP, o ciclo Porto Jazz Guitar está de volta para um mais um concerto. Resultado de uma colaboração entre o Comissariado Cultural da FEUP e a associação de músicos Porta-Jazz, este ciclo destaca alguns dos mais interessantes guitarristas de jazz no Porto.

No próximo dia 22 de fevereiro, às 21:30, é a vez de Carlos Mendes, um dos expoentes da guitarra de jazz do Porto, e Peixe, guitarrista que vem do rock (Ornatos Violeta), subirem ao palco do auditório da FEUP, naquela que será uma oportunidade única de conhecer os seus mais recentes projetos.

O Quarteto Carlos Mendes é composto por Carlos Mendes (guitarra), Paulo Barros (piano), Miguel Ângelo Silva (contrabaixo) e Mário Costa (bateria). De tendências e sensibilidades diversas, os músicos juntam-se neste projeto que propõe uma sonoridade própria, combinando um som coletivo com o preservar das expressões individuais. Reinterpretam temas do repertório tradicional ao jazz moderno e temas originais, com uma abordagem intimista que valoriza o conteúdo expressivo e a cumplicidade/liberdade rítmica e harmónica.

O Peixe Trio, formado por Peixe (guitarra), José Marrucho (bateria) e José Carlos Barbosa (contrabaixo), dá corpo a um coletivo que baseia a sua música na procura da surpresa através de momentos de improvisação livre. Melodias e arranjos originais assim como o recurso a partituras gráficas, jogos musicais e sinais, servem também como base para a experimentação e dão o mote para a discussão sonora entre estes três músicos.

O acesso é gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete.

Os bilhetes estão disponíveis nos seguintes locais e horários:
– Loja FEUP (junto à Sala de Atos), das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (segunda a sexta).
– Entrada do Auditório da FEUP – abertura da bilheteira uma hora antes do início do espetáculo.

Mais informações: ccultur@fe.up.pt