Noites da Queima do Porto 11 – Dia 3

Com a comunidade académica em contagem decrescente para o cortejo, que decorre durante o dia de hoje, ainda assim muita gente passou ontem pelo queimódromo para ver as actuações de Patrice e de Richie Campbell, num dia mais dedicado ao Reggae e a outras tendências.

Richie Campbell entrou em palco pouco depois das 23h, quando se ouviu os primeiros acordes de “Johnny Be Good”. Depois do trabalho nos Stepacide e nos No Joke Soundsystem, o músico português lançou o seu projecto a solo, que apresentou no queimódromo ao início da noite passada. Pelo meio do espectáculo ouve-se um remix de “I Need a Dollar”, de Aloe Blacc, algo surpreendente, a anteceder o já conhecido do público “Everytime I Cry”. Depois de editado um EP pela Optimus Discos, o primeiro longa-duração de Richie está já disponível para download gratuito (o link pode ser encontrado na sua página do facebook). O concerto fecha com uma das suas músicas mais conhecidas, “911”, que na sua versão de estúdio contou com a colaboração de Kymani Marley, e fica-se com a sensação que esta não será a última vez que Richie Campbell passa pelas Noites da Queima do Porto.

Já conhecido dos estudantes do Porto, Patrice regressou a Portugal depois de já cá ter estado em 2008, e trouxe consigo novas músicas. Tendo lançado novo álbum no final do ano passado, grande parte do alinhamento foi preenchido por este, sem no entanto deixar de interpretar outros temas já bem conhecidos do público. O espectáculo inicia-se com “The Maker”, a servir de aquecedor para o que estava para vir. Patrice sente-se muito bem em Portugal, e recorda-se de nas suas primeiras actuações cá, quando ainda um jovem artista a tentar conquistar o seu lugar, ouvir o público cantar os seus temas. A noite segue com “Africanize” e “Every Day Good”, single do seu álbum de estreia. A presença de 3 temas deste álbum no alinhamento fazia adivinhar o que Patrice mais tarde nos revelou. Está para breve um regresso à origens – um retorno ao Reggae, a música que Bob Marley deu a conhecer ao mundo, e que Patrice sente ter sido negligenciada pelos seus intérpretes. Novo álbum prometido para o próximo ano. “Ain’t Got No (I Got Life)”, single de estreia do último álbum “One”, faz-se ouvir a seguir, com o público a não descolar da frente do palco, à medida que o espectáculo caminhava para o fim. Momento alto chegou com “Soulstorm”, a anteceder um encore que deixou juras de amor entre Patrice e a horde estudante. Bem mais credíveis do que as juras de amor que por estes dias se ouvem pelo recinto.

icon Download Conferência de Imprensa Patrice (16.48 MB)

Fotos e Reportagem: Ricardo Machado e Tiago Cavaleiro

Galeria de fotos (Clica numa foto para ver em tamanho maior)

{gallery}Eventos/Queima_11/Dia_3{/gallery}