Noites da Queima do Porto 11 – Dia 2

O rock negro vindo de uma América em tons avermelhados, trazido por um homem de um País em crescimento musical abrupto, dada a qualidade das bandas contemporâneas Portuguesas. Seguimos então para o começo de uma noite em grande de Sean Riley and the Slowriders. Conduzindo um Cadillac topo de gama, Sean Riley agarra todos os acordes de suas músicas, conduzindo-as  de modo bem colorido com “Talk tonight” a servir de pano de fundo a esta viagem. Depois, “Tell me why” e “Walking home”, esta última a remontar um ritmo mais acelerado e cheia de um crescendo intenso, seguindo-se “Buffalo turnpike”. Uma balada tão nossa conhecida, “This woman”, preenche o recinto como se de uma luz de uma bola de cristal se tratasse e nos cobrisse a todos com seu reflexo. Seguiram-se “Silver”, música do novo álbum de título homónimo a ser lançado agora em Maio,  depois “Houses and wifes”, ambas a lembrar influências de Bob Dylan ou Jeff Buckley, envolvendo-se numa intensa fusão de  rock e blues, vindo a acalmar depois as hostes com “lights out”. “26 years”, “We could be” e “Harry”, antecederam o final do concerto em grande com “Got to go”, a provar nesta Queima porque é um dos melhores songwriters da actualidade.

icon Download Conferência de Imprensa Sean Riley And The Slowriders (11.41 MB)

David Fonseca entrou em palco com uma recepção notável, por parte das inúmeras pessoas que cobriam o recinto. “Walk away when you’re winning” abriu assim o espectáculo “Breaking Waves”, seguindo-se “Owner of her heart”, “learn sometimes”, entoando depois um enorme coro por parte do público em “A cry 4 love”, “Kiss me,oh kiss me” e “Someone that cannot be love” com uma entrada de “Time after time” de Cyndi Lauper. Do projecto Humanos “Gelado de verão” de António Variações, faziam-no cantar na língua mãe, para que depois “Stop 4 a minute” com uma intro de Bloodhound Gang “Fire water burn”, punham toda a gente a dançar sem que houvesse dúvidas a par de “There´s nothing wrong with us”, abrandando o ritmo com a balada “U know who i am”. De volta às covers e ao seu lado mais pop, “Handle with care” dos Traveling Wilburys faziam com que o néon voltasse a ser ligado também em “Superstars”, “Girls just wanna have fun” de Cindy Lauper e “The 80´s”, e assim se abriu a pista de dança para uma volta nostálgica ao Mundo pop. Havia tempo ainda para uma entrada em grande, vestido de boxeur com a sua versão de “Sabotage” dos Beastie Boys, seguindo-se “This raging light”, para depois fechar um excelente concerto em jeito de festa com “Silent void”, e provando que não é por acaso que a Queima do Porto tem contado sempre com ele nas últimas edições.

A noite continuava nas inúmeras barracas, que eram brindadas pelo verdadeiro espírito do que deve ser uma Queima, com estudantes a confraternizar, uns as suas entradas na Faculdade, já outros festejavam as suas saídas para um País que não tem tido muitas.

icon Download Conferência de Imprensa David Fonseca (23.31 MB)

Fotos e Reportagem: Manuel Magalhães e Tiago Cavaleiro

Galeria de fotos (Clica numa foto para ver em tamanho maior)

{gallery}Eventos/Queima_11/Dia_2{/gallery}