Bang On A Can – Casa da Música

O agrupamento Bang On A Can foi formado em 1987 pelos compositores Michael Gordon, David Lang e Julia Wolfe, com o objectivo de dar a conhecer o que de mais inovador se compunha nos Estados Unidos da América da altura. Explorando o desconhecido e o inconvencional, este conjunto dedica-se a divulgar música excitante e inovadora às mais amplas plateias mundiais, tentando sensibilizar as novas gerações de compositores e músicos através da sua paixão e energia.

A formação deste conjunto surgiu de uma conversa entre os três compositores num pequeno café em Manhattan, enquanto discutiam a situação actual da música e qual o futuro da mesma. Após chegarem a Nova Iorque no inicio dos anos oitenta, aperceberam-se que o mundo da música estava fracturado em pequenas e isoladas comunidades, divididas por géneros e estilos musicais, não havendo espaço para aqueles que não se encaixavam perfeitamente num dos movimentos. Michael, David e Julia decidiram então criar o seu próprio movimento, nascendo assim os Bang On A Can.

Surgiu assim a oportunidade e o espaço adequado para os novos compositores que apresentavam uma capacidade criativa explosiva na altura e que misturavam influências de estilos entre o Minimal e o Rock ou o Noise e a World Music, artistas inquietantes que arriscavam em derrubar barreiras do mundo da música.

O primeiro evento organizado por este grupo consistiu numa maratona musical que durou cerca de doze horas, tendo contado com a presença na plateia de compositores como Steve Reich e John Cage, entre outros, tendo o espectáculo ficado a cargo de novos e desconhecidos, mas emergentes, compositores. Desde então, os Bang On A Can já interpretaram obras tais como Music for Airports de Brian Eno, e já participaram em tournées com artistas como por exemplo Philip Glass. O jornal diário The San Franciso Chronicle descreveu o conjunto como o veículo mais importante da música contemporânea Norte-Americana, uma descrição à altura deste enorme conjunto de músicos e artistas.

Neste concerto na Casa da Música, os Bang On A Can vão interpretar obras de David Lang, Julia Wolfe, Michael Gordon, Evan Ziporyn e ainda de Steve Reich, compositor em associação na Casa da Música, que vai ainda dar uma palestra a anteceder o concerto no espaço Cibermúsica por volta das 18:00 horas, a não perder!

Casa da Música, Porto

Terça-Feira, 10 de Maio
19:30 na Sala Suggia

Mais informações disponíveis em www.casadamusica.com.
{youtube}fapq0H–lME{/youtube}