Conferência do Centenário da UP – Transmissão em directo

SABERES — 24 de Março, Manhã
Na sessão com o título SABERES abordar-se-ão questões relativas aos processos sociais de geração, transmissão e apropriação dos saberes, nomeadamente as que se prendem com os bloqueamentos e desigualdades nas aprendizagens escolares, com o modo como se inserem, são valorizados e eventualmente regridem os conhecimentos e títulos académicos no espaço concreto do trabalho e das organizações, com a incerta correspondência entre acesso à informação, reflexividade e participação cívica. Se o conhecimento científico foi e é, indiscutivelmente, um elemento central do desenvolvimento, sabe-se que algumas das orientações e aplicações privilegiadas no espaço institucional da investigação científica e tecnológica conduziram a usos ética e politicamente muito discutíveis, tendo mesmo contribuído para consagrar desigualdades e injustiças sociais graves. Eis outra faceta do uso social dos saberes que a reflexão das universidades sobre si próprias não deve excluir.
Moderadora: Lúcia Almeida Matos (Universidade do Porto)
09h30. Helga Nowotny (European Research Council)
10h10. António Nóvoa (Universidade de Lisboa)
10h30. Maria Manuel Araújo Jorge (Universidade do Porto)
10h50. Debate
11h50. Encerramento da sessão

TERRITÓRIOS — 24 de Março, tarde

Na sessão que terá como título TERRITÓRIOS partir-se-á da constatação de que os territórios e seus usos se tornaram numa das questões críticas da contemporaneidade. De factor de contenção de habitats e actividades, a mobilidade e o acesso à informação global transformaram o papel do território, diluindo as barreiras da vida urbana e os conceitos físicos de “cidade e campo”, bem como a sua relação com os ocupantes “naturais”.  Só uma abordagem pluridisciplinar permitirá encontrar novos critérios e processos de projecto, regulação e gestão que articulem desígnios múltiplos e por vezes contraditórios. Mas saberá a  universidade libertar-se da herança do mosaico corporativo das profissões e, a partir da articulação investigação/intervenção, abordar a complexidade e transversalidade dos problemas em presença?
Moderador: Filipe Duarte Santos (Universidade de Lisboa)
14h30. Alain Bourdin (Université de Paris est, Marne la Vallée)
15h10. João Ferrão (Universidade de Lisboa)
15h30. Álvaro Domingues (Universidade do Porto)
15h50. Manuel Ferreira Oliveira (Galp Energia)
16h10. Debate
17h10. Encerramento da sessão

VIDA — 25 de Março, manhã

Na sessão sobre o tema VIDA serão abordadas algumas das múltiplas perspectivas sob as quais pode ser vista: a das ciências da vida, procurando compreender os seus aspectos essenciais, a sua manutenção, a sua qualidade; as consequências sociais, políticas e económicas do seu prolongamento; a sua relação com o ambiente; a biodiversidade perante as suas ameaças; o ser humano como sujeito e agente; a sua inserção nos contextos naturais e nos ambientes construídos; enfim, toda a complexidade que nenhuma perspectiva que evite a multiplicidade disciplinar permitirá abarcar.
Moderador: Guilherme Oliveira (Universidade de Coimbra)
09h30. Lee M. Silver (Princeton University)
10h10. Manuel Sobrinho Simões (Universidade do Porto)
10h30. Teresa Pizarro Beleza (Universidade Nova de Lisboa)
10h50. Debate
11h50. Encerramento da sessão

UNIVERSIDADE — 25 de Março, tarde

Na sessão que terá como título UNIVERSIDADE procurar-se-á pensar a universidade no confronto entre os valores em que se fundou e os desafios que hoje tem. De que forma, nas suas políticas e práticas, valores como a ética, o mérito, a transparência, a isenção estão a conviver com o forte espírito competitivo que hoje anima as universidades? De que forma a excelência na investigação e a necessidade de inovação – que estão a promover uma acérrima competição entre investigadores – podem desenvolver-se sem prejuízo da qualidade do ensino, da nobreza da função docente e de um forte compromisso com os estudantes? Que equilíbrios devem ser assegurados, que compromissos podem ser estabelecidos entre a pressão para a internacionalização e a valorização das regiões e comunidades em que se inserem as universidades? Como se tem comportado e como irá comportar-se no futuro a universidade?
Moderador: António Rendas (Universidade Nova de Lisboa)
14h30. Roger Dillemans (Ku Leuven)
15h10. Timothy O’Shea (University Of Edinburgh)
15h30. Fernando Seabra Santos (Universidade de Coimbra)
15h50. Debate
16h50. Encerramento da sessão
Sessão de Encerramento: 
17h00. J. C. Marques dos Santos (Reitor, Universidade do Porto)
Alexandre Quintanilha (Comissão Organizadora)

Mais informações em http://centenario.up.pt/index.php