IIas Jornadas de Bioengenharia

jorn_bio1Nos passados dias 26 e 27 de Novembro, o grande auditório da Faculdade de Engenharia encheu para aplaudir nomes nacionais e internacionais da actividade científica em Bioengenharia. As IIas Jornadas de Bioengenharia, evento idealizado e produzido por alunos do Mestrado Integrado em Bioengenharia, contaram, também, com a presença de muitos dos docentes mentores e fundadores deste curso.

Alexandre Quintanilha defende que estes eventos desenvolvidos por alunos são “cherry on the cake”, e orgulha-se pela criação do curso apesar dos primeiros alunos serem as cobaias. Pensa que o papel de um bioengenheiro encontra-se numa área muito dinâmica – uma nova fronteira entre engenheiros e biólogos, e que para serem bons têm que ser muito bons! Tanto Alexandre Quintanilha, como Luís Melo, actual director do curso, defendem que existem muitas portas abertas para este novo curso da FEUP, contudo podem ser fora de Portugal.

Mário Barbosa, director do Instituto de Engenharia Biomédica, afirma “…é extraordinário juntar tantas pessoas de Universidades de todo o país”. O professor defende que o evento deve ser internacionalizado e apresenta-se muito feliz, pois nunca pensou que o curso fosse tão bem sucedido e frequentado por pessoas tão entusiastas. Acrescenta, ainda, que a actual situação de crise pode ser um factor impulsionador para os alunos do curso, uma vez que se dá mais importância às pessoas com ideias e iniciativa.

Joana Dias, aluna do MIB e presidente da organização das IIas Jornadas de Bioengenharia, mostrou-se muito feliz e realizada quando viu a plateia cheia até ao último instante do evento. Como conselho para as próximas Jornadas, recomenda calma e muita organização a longo prazo. Como aluna, e praticamente finalista, revela em relação ao futuro “As expectativas mais do que altas ou baixas, estão diferentes!”, partilhando que se vê com capacidades e competências de realizar coisas que nunca imaginou no seu primeiro ano de FEUP/ICBAS.jorn_bio2

Este evento contou com palestras de diversificados temas e oradores (nacionais e estrangeiros), com debates de cariz muito empolgante, e ainda com um concurso de posters onde concorreram alunos e investigadores de diversas nacionalidades.

O encerramento de cada um dos dias das Jornadas ficou a cargo da Tuna Feminina de Biomédicas e Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, respectivamente.

A Engenharia Rádio e a comunidade FEUP ficam à espera da continuação deste evento no próximo ano!

icon II Jorn. Bioeng. – Entrevista a Alexandre Quintanilha (11.11 MB)

icon II Jorn. Bioeng. – Entrevista a Mario Barbosa (2.73 MB)

icon II Jorn. Bioeng. – Entrevista a Joana Dias (4.81 MB)

Reportagem e fotografia: Gisela Ferreira