Guimarães Jazz 2010, 18/11/2010, 19/11/2010 e 20/11/2010, Centro Cultural Vila Flor

Um grande improviso! Foi essa a impressão que ficou do concerto dado por Charles Lloyd e o seu New Quartet e, no entanto, antes que  uma pessoa se perdesse na música, era agarrada por aquela melodia conhecida.

Com Jason Moran no piano, Reuben Rogers no contrabaixo, Eric Harland na bateria e o grande saxofonista Charles Lloyd, este quarteto deu um concerto de uma enorme variedade, tanto na forma (viu-se de tudo, desde os 4 em palco ao mesmo tempo, até cada um a solo; passando também por duos e trios!) como no conteúdo, alternando momentos emocionalmente mais intensos com outros de deixar qualquer um com um sorriso inexplicável na cara.

Aos 72 anos e depois de já ter tocado com músicos tão conceituados como B.B.King, Cannonball Aderley e Herbie Hancock , entre outros, apareceu no Guimarães Jazz com uma formação com o qual já gravou 2 álbuns (Rabo de Nube e o recém lançado Mirror) e que lhe tem permitido continuar a desafiar os seus limites musicais. Arrepiante…e espectacular!

Na noite de 19 de Novembro foi a vez de Gonzalo Rubalcaba subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor, pianista e compositor de Jazz e uma referência da riquíssima escola cubana. O pianista Cubano repetiu este ano a sua participação no festival de Jazz de Guimarães, por onde já tinha passado em 1996, possibilitando, a quem já tinha presenciado ao seu concerto na década de noventa, observar o seu desenvolvimento como músico e também como compositor de Jazz.

Rubalcaba fez-se acompanhar em palco por Mike Rodriguez no trompete, Matt Brewer no contrabaixo, Ernesto Simpson na bateria e o fantástico saxofonista Yosveny Terry, que compôs grande parte dos temas presentes no último trabalho do grupo, intitulado Avatar e lançado em 2008.

Relativamente ao concerto, o grupo apresentou um reportório assente em composições e melodias sóbrias mas bastante emotivas. Nota-se no Jazz maduro apresentado pelo quinteto Cubano, que são as composições que dirigem as improvisações e não o contrário, é um Jazz não tão tecnicista mas composto por uma brilhante harmonia entre instrumentos. Foi um concerto sólido constituído por alguns momentos de fulgor e explosão.

Finalmente, coube à New York Composers Orchestra encerrar o Guimarães Jazz 2010, num concerto único que reuniu em palco os fundadores e compositores que deram origem à banda em 1986.

O casal Wayne Horvitz e Robin Holcomb dirigiram a banda, constituída entre outros por Marty Ehrlich, Doug Wieselman, Lindsey Horner e Booby Previte, na interpretação de uma colecção de temas que agrupava um número aproximadamente equivalente de criações de Horvitz e de Holcomb, tendo sido também interpretadas obras de Ehrlich.O colectivo apresentou ainda um arranjo da música Fever, clássico gravado em 1956, e mundialmente conhecido pela versão interpretada pela cantora de Jazz Peggy Lee.

Durante quase duas horas assistiu-se a um passeio por territórios do Jazz mais clássico, predominantes nas obras de Holcomb, e também por territórios de natureza mais complexa, principalmente quando Horvitz tomava controlo do piano e se encarregava de dirigir a banda para uma expressão mais imprevisível. A cumplicidade que liga os diversos elementos da New York Composers Orchestra, e que transparece para o público, permite à banda realizar uma actuação controlada e precisa, assente numa co-existência entre um Jazz clássico com um Jazz desenfreado cheio de energia.

Assim chegou ao fim mais um Guimarães Jazz, deixando-nos bastante expectantes e optimistas quanto à edição de 2011, quando o festival celebrará o vigésimo aniversário.

Em conjunto com a cobertura de alguns dos concertos do Guimarães Jazz, gravou-se ainda um programa especial dedicado ao festival onde se pode ouvir alguns dos artistas que pisaram o palco do Centro Cultural Vila Flor, e também alguns clássicos e artistas que influenciaram não só o mundo do Jazz mas sim todo o mundo da Música.

A Engenharia Rádio quer agradecer ao Centro Cultural Vila Flor e à organização do festival pela oportunidade de ter realizado a cobertura de este evento, e esperemos que tenha sido a primeira de muitas coberturas ao Guimarães Jazz.

New York Composers Orchestra – Live at the University of the Streets NYC

icon Especial Guimarães Jazz 2010

Reportagem: José Saavedra Ferreira & João Guerra Costa
Fotos: Olga Chodzinska & Sofia Soares

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Coube à New York Composers Orchestra encerrar o Guimarães Jazz 2010, num concerto único que reuniu em palco os fundadores e compositores que deram origem à banda em 1986. O casal Wayne Horvitz e Robin Holcomb dirigiram a banda, constituída entre outros por Marty Ehrlich, Doug Wieselman, Lindsey Horner e Booby Previte, na interpretação de uma colecção de temas que agrupava um número aproximadamente equivalente de criações de Horvitz e de Holcomb, tendo sido também interpretadas obras de Ehrlich. O colectivo apresentou ainda um arranjo da música Fever, clássico gravado em 1956, e mundialmente conhecido pela versão interpretada pela cantora de Jazz Peggy Lee. Durante quase duas horas assistiu-se a um passeio por territórios do Jazz mais clássico, predominantes nas obras de Holcomb, e também por territórios de natureza mais complexa, principalmente quando Horvitz tomava controlo do piano e se encarregava de dirigir a banda para uma expressão mais imprevisível. A cumplicidade que liga os diversos elementos da New York Composers Orchestra, e que transparece para o público, permite à banda realizar uma actuação controlada e precisa, assente numa co-existência entre um Jazz clássico com um Jazz desenfreado cheio de energia.