Edmar Castaneda actua na Casa da Música esta sexta-feira

Melodia e linhas de baixo criativas, polirritmos e nuances harmónicas que rivalizam com os guitarristas de flamenco mais celebrados, dão à música de Edmar Castaneda um conteúdo que rapidamente o colocou em palco ou em gravações ao lado de nomes sonantes do jazz norte-americano. É o caso de artistas como Wynton Marsalis, John Scofield, Joe Locke e o próprio d’Rivera.
O que mais surpreende na música de Castaneda, para além de um virtuosismo inegável, é a naturalidade com que a harpa se integra numa abordagem contemporânea e mais distante do seu ambiente natural. Estranha-se apenas que não tivesse surgido mais cedo como instrumento solista de pleno direito.
Edmar Castaneda apresenta-se regularmente em trio com o percussionista e baterista David Silliman e o trombonista Marshall Gilkes, com os quais gravou recentemente o disco aclamado Entre Cuerdas. Partilha igualmente os seus conhecimentos em iniciativas desenvolvidas em importantes instituições, como o Banff Centre (residência de uma semana ao lado de Dave Douglas) e o Berklee College of Music (workshop interactivo centrado na cultura latino-americana).

“Produzindo ritmos cruzados como um baterista, floreados de acordes quebrados como um guitarrista de flamenco e justapondo bebop e música colombiana, Edmar Castañeda é quase um mundo em si mesmo.”
The New York Times