Paredes de Coura 2010 – Dia 3: Os “Unknown Pleasures” de Hookie

The Tallest Man On Earth

O sueco Kristian Matsso, mais conhecido como The Tallest Man on Earth, abriu as hostilidades do palco principal. Mas de hostil pouco tem, com a sua música de travos folk e blues a embalar os ainda poucos que estacionavam em frente ao palco principal. Pode-se dizer que a altura era ideal para o ambiente criado pela sonoridade do Tallest Man, com o sol a descer sobre as árvores do recinto. Fica na memória uma boa prestação, e talvez um regresso a Portugal para uma actuação num espaço mais reservado esteja no futuro próximo.

PAUS

Grande actuação ao início da noite no palco principal. Os PAUS, com Joaquim Albergaria, vocalista dos Vicious Five e Hélio Morais, baterista nos Linda Martini, nas baterias (sim, são 2!), viram o seu rock, algures entre o experimental e o primal, galvanizar a plateia de Paredes de Coura, ainda a meio gás. O pano para a actuação foi o EP editado em Junho passado, “É Uma Água”. A grande correspondência do público com o som vindo do palco fez deste um dos melhores concertos de fim de tarde do festival, e criou antecipação nos presentes em relação ao futuro dos PAUS.

The Courteneers

A actuação dos ingleses Courteneers, apesar de todo o apoio que Morrisey lhes possa dar, terá sido um pouco morna para aquilo que os festivaleiros de Coura estão habituados. Apesar de tudo os Courteneers fizeram uma boa actuação, por isso o desinteresse do público talvez se possa explicar pelo relativo desconhecimento do público em relação ao trabalho da banda de indie rock inglesa, já com dois álbuns em carteira, “St. Jude” e “Falcon”. Mas o facto é que muita gente se guardava para Peter Hook e para Klaxons, que viriam a seguir.

White Lies

Num cartaz maioritariamente composto por artistas britânicos, não seria de estranhar que alguns fariam a sua estreia em Portugal. Foi o caso dos White Lies que apesar de ainda apenas contarem com um disco de originais, tiveram o privilégio de tocar entre Peter Hook os Klaxons. Algumas músicas do seu disco “To Lose My Life…” de 2009 tiveram bastante airplay em Portugal, e por esse motivo, mesmo quem desconhecia a banda foi reconhecendo esta ou aquela música, como “To Lose My Life” e “Farewell to the Fairground”. Apesar da envergadura do palco, o concerto decorreu sempre num ambiente intimista e que depressa conquistou o público de Coura.

Klaxons

“Flashover” abriu a actuação dos cabeças de cartaz The Klaxons. O tema, presente no novo álbum da banda, a ser editado no próximo mês de agosto, deu o mote para uma actuação contagiante, que teve sempre um público irrequieto e a saltar. Com um alinhamento dividido entre “Myths Of The Near Future” e o novo “Surfing The Void”, os Klaxons conseguiram tomar todo o recinto, com braços a abanar no ar até ao fim da colina. “You’re fucking insane”, dizem eles ao público. “Golden Skans”, “It’s Not Over Yet” e o novo single “Echoes” foram momentos altos da noite. Os ingleses despediram-se de Paredes de Coura com “Atlantis to Interzone”, e à semelhança de outras actuações em Portugal, ganharam mais alguns fãs.

 

icon Paredes de Coura 2010 – Dia 3: Entrevistas (7.6 MB)

 

Reportagem: Ricardo Machado e Tiago Cavaleiro
Fotos: Hugo Lima

Galeria de Fotos (Clica numa foto para ver em tamanho maior)
{gallery}especiais/paredescoura2010/dia3hugolima{/gallery}

Fotografias: Hugo Lima

Galeria de Fotos (Clica numa foto para ver em tamanho maior)
{gallery}especiais/paredescoura2010/dia3{/gallery}
Fotografias: Engenharia Rádio