Festival Manta: The Phenomenal Handclap Band, 24/07/10

The Phenomenal Handclap BandNo cair do pano da edição de 2010 do festival Manta, que se realizou mais uma vez no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, os nova-iorquinos The Phenomenal Handclap Band fizeram questão de fechar com chave de ouro um festival que merecia bem mais público.

Com o Milhões de Festa e Paredes de Coura “à perna”, foram pouco mais de uma centena de pessoas que tiveram a felicidade de reaver em solo luso o projecto criado por Daniel Collás e Sean Marquand, após uma primeira passagem pelo Campo Pequeno, aquando do concerto de Franz Ferdinand. A actuação debruçou-se nos temas que compõe o album de estreia homónimo, de 2009, que transpira bem a multi-culturalidade e o ecletismo sonoro do conjunto.

Ao vivo, a banda assume uma agressividade positiva que por vezes parece faltar em estúdio, recriando-se como uma daquelas bandas que simplesmente não conseguimos ficar parados durante o espectáculo. Essa energia acabou por contagiar o pouco mas bom público, que foi respondendo bem aos apelos da banda, com muitas palmas aqui e ali, fazendo jus ao nome do colectivo. Canções como “Baby” (com o guitarrista Quinn a fazer uso da sua bela voz em registo de falsete), “You’ll Disappear” (onde a boa sintonia das vocalistas Laura e Joan com as teclas de Collás fizeram as delícias do público) ou o single “20 to 15” (talvez o tema mais famoso e dos que mais entusiasmaram o público, com as vocalizações a fazerem lembrar um pouco CSS) foram talvez dos pontos mais altos do concerto.

Ainda à procura do grande salto, PHB tentam sempre construir pontes em décadas e estilos que se habituaram a coexistir algo separadas, cruzando elementos soul ou funk com indie-rock ou eletro-pop, sempre com a componente electrónica bastante presente. Sempre que precisarem de ir de Woodstock à Hacienda, basta esticar o polegar e apanhar boleia dos PHB. Por cá, ficamos à espera duma nova visita, quem sabe já com o estatuto que eles merecem.

Galeria de Fotos (Clica numa foto para ver em tamanho maior)
{gallery}especiais/manta2010/dia24{/gallery}

Reportagem: Tiago Magalhães

Fotos: Manuel Magalhães