Festival Manta 10 (Realizado)

Os School of Seven Bells (SVIIB) são um trio formado por Benjamin Curtis (ex-Secret Machines) e as irmãs Alejandra e Claudia Deheza (ex-On! Air! Library!). O encontro aconteceu quando faziam as primeiras partes dos Interpol. Decidiram então largar os seus projectos correntes para fundarem a banda que é hoje o foco central da sua criação: os School of Seven Bells (SVIIB). A carreira discográfica começou a ser construída em 2007 e um ano depois editam o álbum de estreia ‘Alpinisms’, que os revela muito próximo de um território shoegaze / dream pop, com influências bem assumidas dos anos 80, absorvendo inspiração em bandas tão lendárias quanto os Cocteau Twins. Após um bem sucedido tour com Bat For Lashes e White Lies, os SVIIB estão de regresso com novo álbum intitulado ‘Disconnect from desire’, a editar a 13 Julho e a ser apresentado em primeira mão no palco do Manta, no final do mesmo mês. A julgar pelo single que já roda nas rádios internacionais… será um grande acontecimento editorial.

Os Blood Red Shoes nasceram em 2004, fruto do encontro de Laura-Mary Carter com Steve Ansell numa jam session. O álbum de estreia “Box of Secrets” foi publicado em 2008, lançando-os para um conhecimento generalizado. Partilharam palcos com alguns das maiores bandas mundiais (ex: Rage Against the Machine) e voltaram ao estúdio para gravar com sucesso o novo “Fire Like This” já em 2010. Com base em Brighton (Reino Unido) mas tendo o mundo como horizonte, os Blood Red Shoes estão a caminho de um reconhecimento planetário. A banda está alinhada para os principais Festivais europeus e tem vindo a criar uma forte relação com o público português, que terá no Manta uma excelente oportunidade para comprovar a força e o talento desta dupla criativa.

Não raras vezes somos assaltados por uma mistura sonora e uma atitude em palco que nos arrebata. Os The Phenomenal Handclap Band são um desses casos. Surgem em Brooklyn e Lower Manhatan, a partir da dupla de composição (Daniel Collás e Sean Marquand) e várias contribuições excepcionais (ex: Jaleel Bunton, Jon Spencer, and Lady Tigra). Gravaram o álbum de estreia, fizeram-se à estrada e transformaram-se num colectivo irresistível que apela à celebração sempre que se apresentam em palco. Após uma primeira passagem por Lisboa, na primeira parte dos Franz Ferdinand, os The Phenomenal Handclap Band voltam agora a Portugal para se apresentar em nome próprio e consumar o seu crédito artístico no Manta. Uma noite fenomenal é aquilo que nos espera!