Novos nomes no Optimus Alive! 10

A trupe cigana de Eugene Hutz está de volta ao palco Optimus e desta vez vem apresentar o novo disco de originais “Transcontinental Hustle“. Mistura única de punk e música cigana, os Gogol Bordello (http://www.myspace.com/gogolbordello) contam já com quatro álbuns de originais, mas é ao vivo que a banda faz a festa. Explosivos e arrebatadores, os concertos dos Gogol Bordello não deixam ficar ninguém parado.

James Murphy voltou a reunir as tropas e prepara-se para uma digressão mundial que, como não podia deixar de ser, passa por Portugal. Quando em 2005, os LCD SoundSystem (http://www.myspace.com/lcdsoundsystem) editaram o primeiro álbum, homónimo, o mundo não estava preparado. A electrónica contagiante de James Murphy, espécie de mistura entre o punk e a música de dança, rapidamente se tornou passagem obrigatória em qualquer festa, devido a singles como “Daft Punk is Playing at My House” ou “Disco Infiltrator“. Com as expectativas muito altas, os LCD SoundSystem atiraram-se de cabeça ao segundo disco, “Sound of Silver” que, dando continuidade ao primeiro, elevou a banda para um novo patamar. Antecedido pelo magnífico single, “North American Scum“, o álbum foi alvo de aclamação universal. James Murphy já prometou álbum novo para este ano e arriscou mesmo a considerá-lo como “definitivamente melhor do que os outros dois”. Não sabemos o que vem aí, mas tendo em conta de onde vem, só pode ser mesmo muito bom.

Os Kasabian (http://www.myspace.com/kasabian), cujo nome se inspira em Linda Kasabian (membro da família de Charles Manson), editaram o primeiro álbum, homónimo, em 2004 e imediatamente obtiveram o reconhecimento que muitas bandas demoram a alcançar. Em 2006 surgiu o segundo disco, “Empire“, que consolidou os Kasabian como uma das mais importantes novas bandas a surgirem no Reino Unido – onde alcançou o primeiro lugar do top de vendas. Produzido por Jim Abbiss (conhecido pelo trabalho com os Artic Monkeys ou Sneaker Pimps), o álbum apresentava grandes singles como “Empire“, “Shoot the Runner” e “Me Plus One“. “West Ryder Pauper Lunatic Asylum” chegou em 2009 e repetiu a entrada directa para o primeiro lugar do top britânico. Com a produção entregue a Dan The Automator (Gorillaz), o disco valeu-lhes uma nomeação para os Mercury Prize e o prémio de “Álbum do Ano” para a prestigiada revista britânica, “Q”.

Os Phoenix (http://www.myspace.com/wearephoenix) chegam a Portugal depois de terem vencido um Grammy, na categoria “Best Alternative Music”, pelo quarto álbum de originais, “Wolfgang Amadeus Phoenix“. A banda ficou conhecida do grande público pela participação em várias bandas sonoras de filmes de Sofia Coppola.

Depois da actuação explosiva na edição de 2008 do Optimus Alive, considerado por muitos como um dos melhores concertos desse ano, os Gossip (http://www.myspace.com/gossipband) regressam ao Passeio Marítimo de Algés para apresentar o novo álbum, “Music for Men“.